Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
10,5 milhões de beneficiários

Calendário de contrapartidas do Bolsa Família começa hoje

Bonde com MDS
07 fev 2011 às 16:49

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As prefeituras devem ficar atentas para os prazos de informação das condicionalidades do Bolsa Família em 2011. O acompanhamento das agendas de saúde e o monitoramento da frequência escolar de alunos beneficiados pelo programa de transferência de renda do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) é tarefa dos municípios e começa nesta segunda-feira (07).

O monitoramento das ações de saúde, que é semestral e abrange 10,5 milhões de famílias termina em julho. O sistema para registro da frequência escolar, bimestral, abre em 18 de março.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As condicionalidades são as contrapartidas que as famílias devem cumprir para receber a transferência de renda do Bolsa Família. No que se refere à saúde, crianças menores de 7 anos devem ser vacinadas e receber acompanhamento constante, assim como gestantes e mulheres em fase de amamentação. Já famílias que têm filhos com idades entre 6 e 17 anos têm que manter as crianças e adolescentes na escola e comprovar assiduidade. A frequência escolar para alunos entre 6 aos 15 anos deve atingir 85% das aulas. Para adolescentes com idades de 16 e 17 anos, deve ser de 75%.

Leia mais:

Imagem de destaque
Processo arquivado

Kassio rejeita notícia-crime de Boulos contra Tarcísio no TSE por fala sobre PCC

Imagem de destaque
Ainda em 2024

Deputados garantem ter emenda do governo federal para obra do Teatro Municipal de Londrina

Imagem de destaque
STF

Moraes diz que 8/1 demonstrou falência de autorregulação das plataformas

Imagem de destaque
Recurso

STF marca julgamento de ação de Bolsonaro para tirar trama golpista da relatoria de Moraes


Aos municípios cabe assegurar a oferta dos serviços de saúde e educação a todas as famílias e fazer o acompanhamento e o registro nos sistemas dos ministérios da Saúde e da Educação, parceiros na gestão do Bolsa Família.

Publicidade


Esforço


"É importante que o agente de saúde no município que faz o acompanhamento da família, ao identificar ausência de acesso à saúde – que uma criança não foi vacinada ou uma gestante não foi devidamente acompanhada no pré-natal –, se esforce para oferecer o serviço e regularizar a situação", salienta o coordenador-geral de Acompanhamento das Condicionalidades do Bolsa Família, Rodrigo Lofrano Alves dos Santos.


No que se refere à educação, por tratar-se de início do ano letivo, é importante que as famílias informem alterações nos dados de crianças e adolescentes – se houve mudança de escola ou das séries escolares. As informações precisam ser permanentemente atualizadas.

Para obter outras informações ou esclarecer dúvidas, os gestores podem entrar em contato com o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) por meio do número (61) 3433.1500.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo