A eleição para a presidência da Câmara Municipal de Curitiba será realizada na próxima segunda-feira (19). A sessão será especialmente destinada a este fim e iniciará às 14h30, no auditório do Anexo II. Os candidatos só serão conhecidos oficialmente no início da sessão, quando a Mesa Executiva vai receber as inscrições. A eleição foi anunciada após o então presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), ter deixado o cargo, na última segunda-feira (12).
Para dar início ao procedimento, a Mesa Executiva fará a verificação da presença da maioria absoluta, que é de metade dos parlamentares da Casa mais um, ou seja, 20 vereadores. Havendo quorum para a continuidade dos trabalhos, a sessão será suspensa para a apresentação dos candidatos.
A Mesa, então, fará a leitura dos nomes dos candidatos ao cargo e a chamada nominal dos vereadores para que anunciem seu voto. Será eleito o que obtiver maioria absoluta dos votos, conforme prevê o Regimento Interno.
Leia mais:
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Caso nenhum candidato alcance os 20 votos necessários, será realizada nova eleição na sequência. Será considerado eleito o mais votado e, em caso de empate, o mais idoso.
O novo presidente deverá prestar o termo de compromisso na Tribuna e a Mesa fará a leitura do termo de posse, que será assinado pelo eleito. (com informações da Câmara Municipal de Curitiba)