Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Sessões voltam nesta terça

Câmara de Londrina começa 2015 com mudanças no Regimento Interno

Redação Bonde com CML
02 fev 2015 às 18:20

Compartilhar notícia

Divulgação/CML
siga o Bonde no Google News!

A Câmara de Vereadores de Londrina realiza nesta terça-feira (3), a partir das 14 horas, a primeira sessão ordinária de 2015 e coloca em prática a nova dinâmica para o rito legislativo. Previsto na Resolução n° 106, o Regimento Interno vigente foi aprovado em março do ano passado.

Para o presidente do Legislativo, vereador Fábio André Testa (PPS), o "Professor Fabinho", as novas regras vão garantir mais transparência às atividades do Legislativo, além de celeridade nas discussões dos projetos de lei e no próprio rito das sessões.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


Ainda de acordo com o vereador, a agilidade será possível porque em relação à dinâmica anterior, foram reduzidos de cinco para três, o número de períodos das sessões ordinárias. Professor Fabinho explicou que o novo Regimento prioriza o debate e a votação dos projetos, no período conhecido como Ordem do Dia, otimizando o trabalho dos parlamentares.


Novas regras


Realizadas às terças e quintas-feiras, com início previsto para as 14h e tolerância máxima de 15 minutos para atrasos, as sessões de 2015 terão início com o período conhecido como Pequeno Expediente, com duração de 30 minutos.


É nesta oportunidade que, entre outros despachos, o presidente da Casa informa os vereadores sobre as correspondências recebidas pelo Legislativo e o protocolo de novos projetos; os integrantes das comissões (permanentes e temporárias), além de representantes do Legislativo nos órgãos externos, podem se pronunciar sobre assuntos relacionados às suas atividades.


A grande novidade, segundo Professor Fabinho, é que logo após o Pequeno Expediente terá início a Ordem do Dia, período dedicado ao debate e à votação dos projetos em pauta.


De acordo com a nova dinâmica, a discussão dos projetos de lei deverá ter início por volta das 14h45, com duração inicial de duas horas e possibilidade de prorrogação de tempo, até a conclusão da votação das matérias. Durante a discussão das matérias, o tempo destinado ao pronunciamento de cada vereador foi reduzido de dez para cinco minutos, e a justificativa de voto passou de três para um minuto.


Por fim, o último período da sessão com duração de noventa minutos será o Grande Expediente, oportunidade na qual os vereadores podem se manifestar durante quatro minutos sobre diferentes assuntos de interesse da comunidade. Ainda durante as sessões ordinárias e sempre a partir das 17 horas, os vereadores poderão receber convidados e programar pronunciamentos referentes às datas comemorativas, durante o período de trinta minutos.


Composição das Comissões


Logo no início da Ordem do Dia desta terça-feira, os vereadores deverão escolher, por meio da indicação de líderes partidários, os novos integrantes das comissões permanentes; como também da Comissão de Ética Parlamentar e os representantes do Legislativo em órgãos externos.

Cadastre-se em nossa newsletter

O Regimento Interno vigente reduziu de treze para doze o número de comissões permanentes e alterou a composição das comissões de Justiça, Legislação e Redação; a de Desenvolvimento Econômico; e a de Direitos Humanos e Defesa da Cidadania que passam a contar com cinco integrantes cada, sendo as demais comissões compostas por três vereadores.


Últimas notícias

LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas