A CML (Câmara Municipal de Londrina) abriu suas portas para uma visita especial: os vereadores mirins, participantes da Câmara Mirim, um projeto apoiado pelo TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) dentro da iniciativa Parlamento Jovem.
A atividade, realizada na última quarta-feira (25), teve como objetivo aproximar os adolescentes do processo legislativo e despertar o interesse pela política, proporcionando uma experiência prática do funcionamento do Legislativo Municipal.
Participaram alunos de 14 a 17 anos dos colégios estaduais cívico-militares Doutor Fernando de Barros e Pinto, Professora Vani Ruiz Viessi e Monsenhor Josemaria Escrivá, que foram eleitos pelos colegas, em processo eleitoral coordenado pelo TRE.
Leia mais:
Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades
Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Durante a visita ao Legislativo, os adolescentes tiveram a oportunidade de conhecer a história da Câmara Municipal e entender as etapas do processo legislativo, desde a proposição de um projeto de lei até sua votação e implementação.
Além disso, foi proposto um tema para que os vereadores mirins montassem seu próprio projeto de lei, que será votado na próxima reunião do grupo, marcada para o dia 28 de novembro de 2024, durante sessão plenária da Câmara.
Nesta data, os adolescentes enfrentarão o desafio de trocar de lugar com os vereadores de Londrina e participarem da votação do projeto de lei que eles mesmos desenvolveram. Essa dinâmica tem como objetivo engajar os jovens, oferecendo uma visão prática da responsabilidade e das decisões que envolvem a gestão pública.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: