A Câmara Municipal Londrina suspendeu as atividades administrativas e parlamentares desta segunda-feira (20) em razão do falecimento pela manhã do ex-vereador e jornalista, Salvador Francisco de Oliveira Neto, 58 anos.
O corpo será velado no saguão principal do Legislativo Londrinense. O enterro deve ocorrer na terça-feira (21) no cemitério João XXIII. Os horários de sepultamento e velório ainda não foram divulgados pela família porque o corpo do jornalista aguarda liberação do Instituto Médico Legal (IML).
Salvador Francisco nasceu em Londrina, na vila Siam, em agosto de 1956. Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), foi membro atuante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), no período de 1976 a 1980 e participou da criação do Centro Acadêmico Frei Caneca (CAFCA). Já como jornalista, foi um dos fundadores, ocupou o cargo de vice-presidente e também de diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná.
Leia mais:
Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades
Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Há seis anos, Salvador Francisco exercia a função de Assessor Legislativo da Câmara de Vereadores, lotado na Assessoria de Comunicação da instituição. Trabalhou como jornalista da Prefeitura de Londrina de 2001 a 2008, atuando no Núcleo de Comunicação (N.com), como também na Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). Foi coordenador do N.com no período de janeiro a abril de 2010. Durante mais de 18 anos chefiou a área de Comunicação Social do escritório regional da Companhia Paranaense de Energia (Copel) em Londrina, órgão com atuação em mais de 92 municípios do Norte do Paraná.
Candidato a vereador em 1996 pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) foi eleito com 2.583 votos para ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores de Londrina e exerceu a função durante a 12ª Legislatura (1997 a 2000). Desfiliou-se do PSDB em julho de 1998 e nos anos seguintes passou a representar e posteriormente liderar a bancada do Partido Social Democrático (PSD) no Legislativo. Orgulhava-se de ter sido o autor, ao lado do ex-vereador Antonio Ursi, da lei 8143/2000 que disciplinou o serviço de mototaxi na cidade.
Foi ainda membro do Corpo de Jurados do Fórum de Londrina, do Lions Clube Londrina Perobal e da Loja Fraternidade Londrina nº 69. Divorciado, casou-se novamente com a professora Sthela Cristina Guilhen Oliveira e além da viúva deixa uma filha, Isabel, de seis anos.
Sua última atuação profissional como assessor de imprensa do Legislativo Londrinense foi na sexta-feira à noite (17), durante a cobertura jornalística da solenidade em homenagem ao apresentador do programa Voz e Viola e também ex- vereador, Cleber Toffoli.
Pêsames
"Muito dedicado às suas atividades, Salvador Francisco era um excelente profissional e com certeza vai fazer falta na equipe no Legislativo", disse o presidente da Câmara de Vereadores, Professor Fabinho (PPS) ao receber com surpresa e ao mesmo tempo lamentar o falecimento do jornalista da instituição. "Que Deus conforte a sua família e desejo que o Salvador descanse em paz", finalizou o presidente do Legislativo.