Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Eleições 2020

Câmara de Londrina terá 13 novos vereadores; saiba quem são

Guilherme Marconi - Grupo Folha
16 nov 2020 às 00:06
- Fabio Alcover/Arquivo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A próxima Legislatura (2021-2024) tem 13 novos vereadores na Câmara Municipal de Londrina, o que representa uma renovação de 68,4% das 19 cadeiras. O número mostra que a renovação é superior ao resultado de 2016, quando oito vereadores foram reeleitos índice de 57%.


Sete mulheres foram eleitas para exercer o cargo, a maior representação feminina da história do legislativo londrinense, ou 36,84% das vagas. Marly de Fátima Ribeiro, a esposa do deputado federal Boca Aberta (Pros), foi a vereadora mais votada neste domingo com 6.192 votos. "A expectativa é a melhor possível. A gente vai voltar à Câmara sempre na defesa do povo e povo vai voltar a ter vez e voz", disse ao repetir o lema da campanha em entrevista ao lado do marido, que também foi o segundo colocado na corrida pela Prefeitura. Boca Aberta já tinha sido o vereador mais votado da história da Câmara Municipal com 11.480 votos em 2016 e foi o vereador mais votado do Paraná.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Também foram eleitas a professora de português Flavia Cabral (PTB), a professora de educação física e apresentadora de TV Lu Oliveira (PL), a vereadora Daniele Ziober (PP), a assessora parlamentar Jessicão (PP), a ex-vereadora Lenir de Assis (PT) e a ex-superintendente da Acesf, Sonia Gimenez (PSB).

Leia mais:

Imagem de destaque
Empresa especializada

Não há evidências de manipulação no Brasileiro de 2023, diz Sportradar

Imagem de destaque
Processo corre em sigilo

Deputado estadual do PL é denunciado por concussão e lavagem de dinheiro

Imagem de destaque
38% de conclusão

Reforma da Câmara de Londrina deve ser entregue 'dentro do previsto', diz diretor

Imagem de destaque
Partida suspeita

CPI aprova convite a árbitros e presidentes do Tombense e do Londrina por jogo de 2023


Entre os cinco vereadores reeleitos está Ziober (PP), que recebeu mais votos: 3.770. Ela foi puxada pela sua principal bandeira: a causa animal. "Foram inúmeros projetos que surtiram efeito. A presença do Castramóvel, que lutei e queremos ter ao menos 3. O debate sobre criação da diretoria de bem-estar animal na Sema (secretaria municipal do Ambiente) e o projeto de lei que instituiu a política pública para punir os maus-tratos contra os animais."

Publicidade


Questionada sobre a presença maior das mulheres na próxima legislatura, Ziober lembrou dos episódios em que diz que sofreu com o machismo. "Sinceramente estou muito feliz. Teremos mais sensibilidade para temas com o bem-estar animal. E vou além disso, vamos buscar mais espaços com mais mulheres na Câmara. Estávamos precisando disso."


São seis reeleitos: além de Ziober, o atual presidente da Câmara Municipal Ailton Nantes (PP), Eduardo Tominaga (PP), Jairo Tamura (PL), Emanoel Gomes (Republicanos) e Fernando Madureira (PTB).

CONTINUE LENDO NA FOLHA.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade