06/05/21
PUBLICIDADE
Eleições 2020

Câmara de Londrina terá 13 novos vereadores; saiba quem são

Fabio Alcover/Arquivo Folha
Fabio Alcover/Arquivo Folha


A próxima Legislatura (2021-2024) tem 13 novos vereadores na Câmara Municipal de Londrina, o que representa uma renovação de 68,4% das 19 cadeiras. O número mostra que a renovação é superior ao resultado de 2016, quando oito vereadores foram reeleitos índice de 57%.


Sete mulheres foram eleitas para exercer o cargo, a maior representação feminina da história do legislativo londrinense, ou 36,84% das vagas. Marly de Fátima Ribeiro, a esposa do deputado federal Boca Aberta (Pros), foi a vereadora mais votada neste domingo com 6.192 votos. "A expectativa é a melhor possível. A gente vai voltar à Câmara sempre na defesa do povo e povo vai voltar a ter vez e voz", disse ao repetir o lema da campanha em entrevista ao lado do marido, que também foi o segundo colocado na corrida pela Prefeitura. Boca Aberta já tinha sido o vereador mais votado da história da Câmara Municipal com 11.480 votos em 2016 e foi o vereador mais votado do Paraná.

Também foram eleitas a professora de português Flavia Cabral (PTB), a professora de educação física e apresentadora de TV Lu Oliveira (PL), a vereadora Daniele Ziober (PP), a assessora parlamentar Jessicão (PP), a ex-vereadora Lenir de Assis (PT) e a ex-superintendente da Acesf, Sonia Gimenez (PSB).

Entre os cinco vereadores reeleitos está Ziober (PP), que recebeu mais votos: 3.770. Ela foi puxada pela sua principal bandeira: a causa animal. "Foram inúmeros projetos que surtiram efeito. A presença do Castramóvel, que lutei e queremos ter ao menos 3. O debate sobre criação da diretoria de bem-estar animal na Sema (secretaria municipal do Ambiente) e o projeto de lei que instituiu a política pública para punir os maus-tratos contra os animais."

Questionada sobre a presença maior das mulheres na próxima legislatura, Ziober lembrou dos episódios em que diz que sofreu com o machismo. "Sinceramente estou muito feliz. Teremos mais sensibilidade para temas com o bem-estar animal. E vou além disso, vamos buscar mais espaços com mais mulheres na Câmara. Estávamos precisando disso."

São seis reeleitos: além de Ziober, o atual presidente da Câmara Municipal Ailton Nantes (PP), Eduardo Tominaga (PP), Jairo Tamura (PL), Emanoel Gomes (Republicanos) e Fernando Madureira (PTB).

CONTINUE LENDO NA FOLHA.
Guilherme Marconi - Grupo Folha
Continue lendo
Capacitação

Secretaria do Trabalho de Londrina lança página de qualificação profissional

06 MAI 2021 às 14h03
Quer trabalhar?

3.158 vagas estão disponíveis no Paraná; Veja como se candidatar

06 MAI 2021 às 12h05
Após perícia

Polícia vai indiciar motorista envolvida em acidente que matou PM em Londrina

06 MAI 2021 às 11h42
Abalo diplomático

Declarações da gestão Bolsonaro contra a China afetam liberação de insumos de vacinas, diz Butantan

06 MAI 2021 às 11h36
Após vitória da advogada

Carlos Bolsonaro indaga se Juliette será detida por 'gesto racista'

06 MAI 2021 às 11h30
Mudança de posições

Após guinada dos EUA, Europa admite estudar renúncia a patentes de vacina anti-Covid

06 MAI 2021 às 11h25
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados