A Câmara de Vereadores de Londrina realiza terça-feira (25), durante a sessão ordinária, a eleição do novo vice-presidente do Legislativo, cargo vago com a assunção do vereador Professor Rony Alves (PTB) à presidência da Casa. Rony Alves passou a exercer a função de presidente da Câmara na última quinta-feira (20) depois que o vereador Gerson Araújo (PSDB) assumiu o cargo de prefeito de Londrina, em razão da renúncia do ex-prefeito José Joaquim Martins Ribeiro.
No início dos trabalhos da tarde desta terça-feira e antes da discussão dos projetos em pauta, a sessão será suspensa com o objetivo de permitir que os vereadores possam se organizar para o processo de eleição como também para que os candidatos demonstrem a intenção de participar da disputa. Posteriormente a Assessoria da Casa providenciará a impressão das cédulas de votação que será nominal e aberta, com o anúncio do voto no microfone, assinatura e encaminhamento da cédula à Mesa Executiva.
Poderão participar do pleito todos os vereadores e vereadoras (exceção de Rony Alves), sendo eleito em 1º escrutínio aquele candidato que obtiver maioria absoluta dos votos (10 votos), tomando posse do cargo logo após a declaração do resultado da votação. Caso na primeira votação mais vereadores sejam votados e nenhum obtenha os 10 votos, será realizado um 2° escrutínio, e exigida maioria simples dos votos. Após promulgado o resultado do pleito, o eleito poderá fazer um pronunciamento pelo período de cinco minutos.
Leia mais:
Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades
Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Comissões permanentes
Também deverão ser escolhidos na sessão desta terça-feira os novos integrantes das comissões de Educação, Cultura e Desporto e de Ciência e Tecnologia, em razão da renúncia obrigatória do vereador Professor Rony, uma vez que o presidente da Casa não participa das comissões permanentes. A função de presidente das duas comissões foi ocupada na última quinta-feira pelos vice-presidentes, ou seja, os vereadores Tito Valle (PMDB) na Comissão de Educação e Roberto Kanashiro (PSDB) na Comissão de Ciência e Tecnologia.
Para a eleição dos membros das duas comissões a sessão também será suspensa para que o Colégio de Líderes Partidários consulte os interessados; faça as indicações e defina a necessidade ou não de disputa. Caso haja consenso na indicação de nomes para cada uma das comissões, estes serão referendados com a assinatura dos líderes e efetivados nas comissões.