Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Segundo turno

Candidatos ao governo são questionados por prefeitos

Maigue Gueths e Maria Duarte - Folha de Londrina
15 out 2002 às 18:27

Compartilhar notícia


Alvaro Dias foi questionado pela manhã e Roberto Requião (foto) participou da sabatina durante a tarde
- Mauro Frasson
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os dois candidatos ao governo do Estado, Alvaro Dias (PDT) e Roberto Requião (PMDB), participaram nesta terça-feira de uma sabatina promovida pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Os prefeitos querem medir até que ponto os candidatos estão preocupados -e comprometidos- com as reivindicações das 399 prefeituras do Estado.

Os debates, no Plenarinho da Assembléia Legislativa, aconteceram em duas etapas, de manhã e à tarde. Alvaro e Requião tiveram que responder, separadamente, diante de uma platéia de representantes de 200 prefeituras, suas propostas para oito das principais reivindicações dos municípios. A entidade informa que adotou postura neutra no segundo turno. Na primeira fase das eleições, o presidente da AMP, Joarez Lima Heinrichs (PFL), emprestou apoio ao candidato derrotado Beto Richa, do PSDB.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


''Temos que achar meios para que os municípios consigam sobreviver. Hoje, 80% não conseguem manter suas contas com o que arrecadam, e 83% vivem só com os recursos do Fundo de Participação Municipal'', justificou Henrichs. Por isso, entre as oito reivindicações, a maioria prevê a geração de mais recursos para as cidades.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mais vereadores

Câmara de Cambé poderá aumentar número de cadeiras a partir de 2029

Imagem de destaque
Aos parlamentares

Vereadores aprovam projeto de lei para receber 13° salário em Cambé

Imagem de destaque
R$ 78,7 bilhões para 2025

Assembleia Legislativa recebe oito mil sugestões de paranaenses para orçamento

Imagem de destaque
Divisão da terra urbana

Câmara de Londrina vota nesta terça-feira Projeto de Lei que atualiza parcelamento do solo


O custeio do transporte escolar, por exemplo, foi um dos problemas apresentados. Ao todo são transportados 181.857 alunos, segundo Henrichs, com um custo de R$ 61,8 mil. Deste total, só 15% são pagos com recursos do Estado.


Pela manhã, Alvaro Dias chegou acompanhado de vários deputados e de seu irmão Osmar Dias (PDT), eleito para o Senado com o apoio da maioria dos prefeitos do Estado. ''Mais importante do que as promessas e compromissos que vamos fazer aqui são as obras, posturas, comportamento anterior e relacionamentos que já mostrei no meu governo anterior'', disse, lembrando que sempre procurou atuar em sintonia com os prefeitos.

Requião comprometeu-se a fazer reuniões periódicas com os prefeitos, se eleito no dia 27 deste mês. Tratou o debate de ontem como ''uma reunião de trabalho''. Disse que não mentiria aos prefeitos sobre suas intenções porque terá que responder por suas promessas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo