O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse hoje que o governo federal não busca "desenvolvimento a qualquer preço", ao comentar o processo de consulta a comunidades locais sobre a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.
Carvalho participou da abertura do seminário "Convenção 169 da OIT: experiências e perspectivas", que trata de consultas aos povos indígenas e tribais na tomada de decisões que afetem essas comunidades. Também estiveram presentes os ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros.
"O que nós estamos fazendo é para que esse processo de consulta às comunidades se aperfeiçoe. Entendemos que é possível aperfeiçoar esses mecanismos", disse Gilberto Carvalho a jornalistas. "Houve ou não houve consulta (aos povos indígenas) em Belo Monte? Entendemos que houve, mas talvez não a mais perfeita. Espero que esse seminário lance luz sobre isso. Esse governo não pensa que o desenvolvimento se dá a qualquer preço", afirmou.