A cidade de Cascavel, no Oeste do Estado,pode ser a quinta cidade do Paraná a realizar segundo turno nas eleições municipais de outubro. Depois de intensa mobilização entre os jovens da cidade, Cascavel atingiu ontem pela manhã a marca de 200 mil eleitores, pré-requisito para que se realize segundo turno das eleições, no caso de nenhum candidato alcançar maioria absoluta dos votos válidos no primeiro turno, ou seja, 50% mais um.
As principais instituições representativas de Cascavel se engajaram na campanha ''Um mais um igual a 200 mil'', para atrair novos eleitores (principalmente os jovens entre 16 e 18 anos, cujo voto é facultativo) e atingir o número mínimo exigido. Esse número de eleitores ainda pode aumentar, porque o prazo final para fazer um título de eleitor e pedir a transferência eleitoral termina no dia 9 de maio.
Entre os pré-candidatos a prefeito de Cascavel estão os deputados estaduais Leonaldo Paranhos (PSC) e Professor Lemos (PT); o deputado federal Alfredo Kaefer (PSDB); o atual prefeito da cidade, Edgar Bueno (PDT), e o ex-prefeito de Santa Tereza do Oeste Chico Menin (PPS).
Leia mais:
Bolsonaro sai em defesa de militares suspeitos de plano para matar Lula
MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF
Jair Bolsonaro pode pegar até 28 anos de prisão por tentativa de golpe
Golpismo pode levar Bolsonaro a 28 anos de prisão e a mais de 30 inelegível
O primeiro turno das eleições em 2012 acontecem no dia 7 de outubro, e nos casos necessários o segundo turno ocorre em 28 de outubro. As outras cidades do Estado que já têm a possibilidade do segundo turno são Curitiba, Londrina, Maringá e Ponta Grossa. Para 2016, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná trabalha com a possibilidade de que outros dois municípios alcancem a marca de 200 mil eleitores: São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e Foz do Iguaçu.