Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mudanças

CCJ começa a analisar reforma tributária na quarta

Redação - Folha de Londrina
20 out 2003 às 07:00

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) deve começar a discutir na quarta-feira (22) a proposta de reforma tributária. O relator, senador Romero Jucá (PMDB-RR), passou o fim de semana em uma fazenda próxima a Brasília trabalhando no texto que será lido na CCJ, e prevê que haverá um pedido de vista para análise - que poderá ser de até dez dias - antes da votação.

Jucá deverá manter a cobrança da Cofins sobre produtos importados e rejeitar a idéia da desvinculação das receitas dos estados (os governadores queriam lançar mão de parte das dotações obrigatórias para saúde e educação em outra finalidades). Com relação às áreas a serem beneficiadas pelo Fundo de Desenvolvimento Regional, o relator preferiu não adiantar uma posição.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O fundo veio da Câmara dos Deputados como um volume de R$ 2 bilhões, retirados da arrecadação do Imposto sobre Produtos Industrializados e do Imposto de Renda, com a previsão de que seria emprestado a empresários para investimento nas regiões determinadas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aniversário de Londrina

Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial

Imagem de destaque
Medida poderia prejudicar estudantes

TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina

Imagem de destaque
Menção honrosa

Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná

Imagem de destaque
Leia o Substitutivo

Câmara de Mandaguari discute Projeto de Emenda à Lei Orgânica


Os governadores, no entanto, não aceitam que o dinheiro seja repassado diretamente aos empresários. Querem receber o dinheiro para investir em infra-estrutura e, assim, atrair investimentos.

Publicidade


O líder do governo, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), acena com a possibilidade de destinar um percentual da verba orçamentária do governo federal para investimento, em vez de usar apenas dinheiro do IPI e do IR. Os governadores alegam que o governo federal poderia contingenciar a verba de investimento e prejudicar o Fundo de Desenvolvimento Regional. O relator deve apresentar uma solução nesta semana.


A CCJ tem na pauta outros 43 itens, inclusive a proposta de emenda à Constituição que torna obrigatória a execução orçamentária, deixando o orçamento, assim, de ser autorizativo. Há propostas tratando do mesmo tema de autoria de vários senadores que tramitam em conjunto e serão relatadas pelo senador César Borges (PFL-BA).

Fonte: Agência Brasil (ABr)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo