A composição da nova mesa executiva da Assembléia Legislativa, que tem Hermas Brandão (PTB) como presidente e Valdir Rossoni (PTB) como primeiro secretário, deverá ser anunciada oficialmente hoje, se todos os nomes foram fechados pelos partidos, que continuam fazendo reuniões para escolher os deputados que ocuparão a mesa. O PMDB, que fica com a segunda secretaria, escolheu na tarde de ontem Antônio Anibelli. O PT (segunda vice-presidência), Irineu Colombo.
"Os 14 deputadas do bloco de oposição apoiaram esses dois nomes", disse o líder da oposição, Orlando Pessuti. A terceira vice-presidência, salvo mudança de última hora, deverá ficar com Augustinho Zuk, do PSDB. A terceira secretaria vai para as mãos do PPB. O nome mais cotado, até o fechamento desta edição, era de César Seleme. A quarta caberia ao PSL, provavelmente com Edno Guimarães. A quinta secretaria iria para o PST (Hidekazu Takayama).
A primeira vice-presidência, que cabe ao PFL, até o final da tarde de ontem não tinha nome definido. Segundo o líder do partido, Plauto Miró Guimarães, o ocupante do cargo será escolhido hoje. "Queremos chegar a um acordo sem ter que recorrer à votação", afirmou.
Leia mais:
Câmara aprova castração química para condenados por pedofilia
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Previsto no Lote 4, Contorno Leste deve ficar para depois de 2030
O projeto que altera o Regimento Interno da Assembléia Legislativa e estabelece a data das eleições da mesa entre os dias 1º e 15 de dezembro foi aprovado ontem em terceira e última discussão. Este ano, a eleição da chapa única acontece na próxima terça-feira, dia 5.