Pela terceira vez este ano, ontem mais uma vez manifestações contra a corrupção aconteceram simultaneamente em várias cidades do país. A convocação do movimento, que se diz apartidário, é feita pela internet, por meio das redes sociais.
Em Curitiba, mesmo com chuva, a manifestação levou cerca de 150 pessoas às ruas. Com guarda-chuvas nas mãos, os manifestantes se reuniram, a partir das 13 horas, na escadaria da Universidade Federal do Paraná, na Praça Santos Andrade, para partir em caminhada até a Câmara Municipal de Curitiba, onde está em curso uma CPI que investiga denúncias contra o presidente da Casa, Luiz Cláudio Derosso.
Esta é a terceira manifestação contra a corrupção convocada em âmbito nacional pela internet. A primeira edição da Marcha contra Corrupção aconteceu no dia 7 de setembro e contou com participação de cerca de 80 pessoas em Curitiba. Na segunda edição, no dia 12 de outubro, houve protestos em 25 cidades brasileiras, e 600 pessoas participaram da marcha em Curitiba.
Leia mais:
Abstenção recorde em Londrina levanta debate: "voto facultativo" ou desinteresse?
Gerson Guariente avalia que o Orçamento de 2025 será difícil de ser realizado por Tiago Amaral
Isenção de IR para quem ganha até R$ 5.000 só ocorrerá com condições fiscais, dizem Lira e Pacheco
Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina
"Curitiba, mais uma vez, somou-se a outras 37 cidades nas quais o povo manifestou sua indignação e apresentou propostas contra a corrupção, tais como o fim do voto secreto no Legislativo; tornar como hediondos os crimes de corrupção; tipificar o enriquecimento Ilícito como crime penal, com pena de reclusão e multa; criar Varas, Câmaras e Turmas especializadas no Judiciário para julgar com celeridade os crimes de corrupção", afirmou o administrador Alceu Pinto Almeida, que participou de todas as três marchas na Capital.
Em Curitiba, um dos organizadores do protesto é o grupo Anonymous, comunidade que usa a máscara do personagem do filme "V de Vingança" como identificação. Na página do evento do facebook, mais de 600 pessoas tinham confirmado presença no evento de hoje. A chuva, no entanto, acabou prejudicando o protesto.