Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Neste sábado

Confira o roteiro para a posse de Dilma Rousseff

Agência Brasil
30 dez 2010 às 15:11

Compartilhar notícia

- Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A cerimônia de posse da presidenta eleita Dilma Rousseff e do vice-presidente Michel Temer, marcada para este sábado (1º), terá programação a partir das 14h30, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Dilma e Temer embarcam em carros abertos na Catedral de Brasília e serão escoltados por batedores e cavalaria do Batalhão da Guarda Presidencial até a rampa do Congresso Nacional.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No Congresso, os dois serão recebidos pelo presidente do Senado, José Sarney, e seguirão para o plenário da Câmara dos Deputados. A presidenta eleita e o vice prestarão compromisso constitucional perante os parlamentares e assinarão o Termo de Posse, assim como os integrantes da mesa. Dilma e Temer serão declarados empossados e, em seguida, será executado o Hino Nacional.

Leia mais:

Imagem de destaque
Indiciado pela Polícia Federal

Bolsonaro e aliados se apegam a tese de perseguição contra investigação de golpe

Imagem de destaque
Nesta terça-feira (26)

Londrina vai sediar o 1º Encontro de Transparência e Controle Social

Imagem de destaque
Em audiência pública

Câmara de Londrina debate nesta segunda-feira alterações na Lei Cidade Limpa

Imagem de destaque
Trama golpista

Bolsonaro sai em defesa de militares suspeitos de plano para matar Lula


O roteiro prossegue com o discurso da presidenta Dilma Rousseff. Do plenário, Dilma e Temer seguem para a rampa principal na área externa, onde será novamente executado o Hino Nacional, desta vez pela banda do Batalhão da Guarda Presidencial, com salva de 21 tiros. Os dois partirão então, em carro aberto, ao Palácio do Planalto.

Publicidade


Ao chegar à sede do Poder Executivo brasileiro, Dilma Rousseff e Michel Temer subirão a rampa do Palácio e serão recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na área interna, seguindo ao Parlatório para a cerimônia de passagem da faixa presidencial. Após a cerimônia, todos voltarão ao interior do Palácio para cumprimentos de delegações estrangeiras.


Após essa cerimônia, Dilma acompanhará o presidente Lula até o alto da rampa e de lá se despede do já ex-presidente. A presidenta eleita retorna então ao Parlatório, onde fará seu pronunciamento. Em seguida, já no interior do Palácio, dará posse ao seu ministério. Em caso de chuva, as cerimônias da rampa e do Parlatório serão canceladas e ocorrerão no interior do Palácio do Planalto.
Ao término das solenidades no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff e seu vice Michel Temer seguem para coquetel no Itamaraty. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, 20 chefes de Estado e de Governo confirmaram presença na posse. Além disso, cinco vice-chefes de Estados e os ex-primeiros ministros da França e do Japão informaram participação nas cerimônias, além de representantes diplomáticos.


A organização da cerimônia estima que os gramados da Esplanada dos Ministérios terão cerca de 20 mil pessoas. Ao longo do local serão montados palcos para shows regionais e cantores nacionais, organizados pelo Ministério da Cultura.

O palco principal, próximo do Congresso Nacional, terá apresentações de Fernanda Takai, Zélia Duncan, Gaby Amarantos, Elba Ramalho e Mart’nália. Também haverá homenagem à grandes personalidades como Ana Neri, Anita Garibaldi, Bertha Lutz, Bidu Saião, Chica da Silva, Chiquinha Gonzaga, Cora Coralina, Dulcina de Moraes, Irmã Dulce, Janete Clair, Leila Diniz, Mãe Menininha do Gantois, Maria Lenk, Tereza de Benguela, Tia Ciata, Tia Neiva, Zilda Arns, entre outras.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo