A Corregedoria Nacional do Ministério Público iniciou nesta segunda-feira (22) a inspeção em todos os ramos do MP no Paraná. O trabalho, que teve início em sessão solene, prosseguirá até a próxima sexta-feira, 26 de setembro, com a análise do funcionamento dos serviços administrativos e funcionais do Ministério Público Estadual (MP-PR), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público Militar (MPM). O Paraná é o 21.º Estado da Federação a ser inspecionado.
A solenidade de abertura da inspeção, realizada nesta segunda (22), no auditório do edifício sede do MP-PR, em Curitiba, contou com a presença do corregedor-nacional, Alessandro Tramujas Assad; do procurador-geral de Justiça do Paraná, Gilberto Giacoia; do procurador-chefe da Procuradoria da República no Paraná, João Vicente Beraldo Romão; do procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho no Paraná, Gláucio Araújo de Oliveira; e de André Luiz de Sá Santos, representando a Procuradoria da Justiça Militar.
Também participaram da cerimônia os conselheiros nacionais Jeferson Luiz Pereira Coelho, Antônio Pereira Duarte, Marcelo Ferra de Carvalho, Cláudio Henrique Portela do Rego, Alexandre Berzosa Saliba e Esdras Dantas de Souza e o corregedor-geral do Ministério Público do Paraná, Arion Rolim Pereira. Estiveram presentes, ainda, a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Samia Saad Galotti Bonavides; o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, José Deliberador Neto; o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional, Bruno Sérgio Galati; o ouvidor-geral do Ministério Público do Paraná, Antonio César Cioffi de Moura; o subcorregedor-geral do Ministério Público do Paraná, Adolfo Vaz da Silva Júnior; o presidente da Associação Paranaense do Ministério Público, Francisco Zanicotti; e o presidente da Associação dos Servidores do Ministério Público, Fábio Henrique dos Santos, além de procuradores e promotores de Justiça, bem como servidores do MP-PR.
Leia mais:
Câmara aprova castração química para condenados por pedofilia
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Previsto no Lote 4, Contorno Leste deve ficar para depois de 2030
Referência – Na abertura da inspeção, o corregedor nacional, Alessandro Tramujas Assad, lembrou que o trabalho da Corregedoria do CNMP, que está sendo levado a todos os estados brasileiros, foi iniciado há quatro anos. A inspeção serve como oportunidade para o CNMP conhecer todos os MPs do país, a partir da verificação de questões administrativas, das áreas fins e também de tecnologia da informação e para, quando necessário, solicitar mudanças necessárias para o completo cumprimento do papel do MP.
O conselheiro Antônio Pereira Duarte também falou na abertura dos trabalhos, citando o Ministério Público do Paraná como referência nacional, destacando inclusive o Movimento Paraná Sem Corrupção, desenvolvido pelo MP-PR. Ressaltou, ainda, o sentido do papel do trabalho da Corregedoria Nacional, que é o de ouvir os colegas, para compreender e contribuir para o aperfeiçoamento da engrenagem de funcionamento do MP, para, assim "alcançarmos o respeito e a credibilidade que todos esperam de nós."
Já o procurador-geral de Justiça Gilberto Giacoia destacou a relevância do trabalho da Corregedoria Nacional do MP e o privilégio do MP-PR sediar a instalação dos trabalhos. Enfatizou, ainda, a importância da expansão e do fortalecimento dos mecanismos de controle numa democracia como a brasileira, para garantir a maior transparência e aperfeiçoamento de todas as instituições e uma contribuição mais efetiva para a melhoria do quadro social no país. "Isso tudo, dentro do que nos disse Esopo: Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar". Por fim, citou os avanços registrados nos últimos anos nesse campo, com leis como a da Improbidade Administrativa, Ficha Limpa e Acesso à Informação.
Inspeção – Durante toda a semana, a equipe da Corregedoria Nacional, formada por 53 integrantes, dentre elas membros auxiliares, auditores e servidores do Conselho Nacional do Ministério Público, visitará unidades do Ministério Público no Paraná. Serão checados itens relativos à gestão administrativa e financeira, condições de trabalho dos servidores, atuação dos membros e cumprimento de determinações legais e das resoluções do CNMP. A inspeção ocorrerá em outras cinco cidades-polo do Paraná: Foz do Iguaçu, Cascavel, Londrina, Maringá e Ponta Grossa, além de municípios vizinhos.
Atendimento ao público – Haverá também atendimento ao público. Sugestões, reclamações, elogios, denúncias ou qualquer observação que sejam importantes para a melhoria dos serviços prestados pelo MP serão registrados pela Corregedoria. O atendimento será realizado na sede do Ministério Público do Trabalho (Avenida Vicente Machado, 84, Centro), nos dias 23, 24 e 25 de setembro, entre 9 e 17 horas.
O atendimento ocorrerá por ordem de chegada, devendo os interessados se apresentar munidos de originais e cópias dos respectivos documentos de identidade e comprovantes de residência. Podem levar também outros documentos a afim de que, se necessário, seja possível colher-se eventuais depoimentos que possam colaborar para o esclarecimento dos fatos.