A CPI dos Correios deve pedir o indiciamento de cerca de 50 pessoas por envolvimento em esquema de desvio de verbas públicas e prática de caixa dois. Entre eles estão o ex-ministro da Casa Civil e deputado federal José Dirceu (PT-SP) - que já enfrenta processo de cassação na Câmara -, o ex-ministro Luiz Gushiken e o ex-presidente do PT José Genoino.
A comissão também pedirá o indiciamento de Waldomiro Diniz, ex-assessor de Dirceu na Casa Civil, e de Rogério Buratti, ex-secretário de Governo no primeiro mandato de Antonio Palocci na prefeitura de Ribeirão Preto (SP).
Waldomiro e Buratti são acusados de terem intercedido na renovação do contrato da multinacional GTech com a Caixa Econômica Federal, em 2003.
Leia mais:
Gerson Guariente avalia que o Orçamento de 2025 será difícil de ser realizado por Tiago Amaral
Isenção de IR para quem ganha até R$ 5.000 só ocorrerá com condições fiscais, dizem Lira e Pacheco
Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina
Kassio rejeita notícia-crime de Boulos contra Tarcísio no TSE por fala sobre PCC
O relator da CPI dos Correios, Osmar Serraglio ainda espera apresentar um relatório parcial antes do recesso de fim de ano. As 50 sugestões de indiciamento devem ser feitas aos poucos, abrangendo primeiro os nomes mais conhecidos dos supostos beneficiários do empresário Marcos Valério.
Em uma segunda etapa, seriam mencionados empresários, executivos e ex-executivos de estatais envolvidas. A última "leva" englobaria os parlamentares e ex-parlamentares que teriam recebido dinheiro de caixa dois.
Fonte: Terra