Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Caixa 2

CPI dos Correios vai aos EUA investigar contas de Duda

Redação - Bonde
12 jan 2006 às 11:41

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na tentativa de agilizar as investigações sobre as ramificações do valerioduto e as contas secretas milionárias do publicitário Duada Mendonça, integrantes da CPI dos Correios viajarão aos Estados Unidos na próxima semana.

O publicitário admitiu à CPI que manteve uma conta no exterior por onde recebeu cerca de R$ 10 milhões em um esquema de caixa 2. Nesta semana, a revista "Veja" informou sobre a existência de uma segunda conta de Duda Mendonça no exterior.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nos EUA, os representantes da CPI devem fazer contato com o Departamento de Justiça, a Promotoria Distrital de Nova York e com o Office of Controller Currency, órgão que faz o acompanhamento e controle de movimentações financeiras.

Leia mais:

Imagem de destaque
'Lei das Eleições'

CCJ da Câmara dos Deputados aprova impressão e recontagem de votos

Imagem de destaque
Em caráter conclusivo

CCJ aprova projeto que restringe uso de celular em escolas

Imagem de destaque
Comum em pequenas cidades

Entenda como funciona a fraude de transferência em massa de títulos de eleitor entre cidades

Imagem de destaque
Saiba mais

Lei de IA é aprovada no Senado com previsão de remuneração de direitos autorais


O procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, pediu à Polícia Federal para convocar Duda Mendonça a prestar um novo depoimento, tão logo cheguem dados mais detalhados sobre a conta e os abastecedores.

Publicidade


Também será convocada para depor a filha dele, Eduarda Mendonça, que teria tentado sacar os recursos na agência de um banco em Miami, em 2005. A PF quer saber a origem do dinheiro e, se ficar constatado que a fonte é o mesmo caixa dois operado pelo empresário Marcos Valério Fernandes de Souza para pagar contas do PT, o chamado ''valerioduto'', pedirá pela segunda vez a prisão preventiva de Duda Mendonça.


O primeiro pedido de prisão foi feito há quatro meses, quando o publicitário confessou à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Correios ter recebido R$ 10,5 milhões do valerioduto como parte do pagamento das campanhas eleitorais que fez para o partido, até mesmo a do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


O dinheiro foi depositado por Valério na conta Dusseldorf, aberta por Duda Mendonça nos EUA e devidamente mapeada. Investigadores da polícia acreditam que esta segunda conta recém-descoberta possa ser uma espécie de conta siamesa da Dusseldorf.

Fonte: Folha Online e Agência Estado


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo