O líder da oposição da Assembléia Legislativa, Orlando Pessuti (PMDB), disse ontem que os requerimentos que criam as CPIs do Pedágio e dos Jogos Mundiais da Natureza - com nove integrantes - podem ser protocolados hoje. O bloco de oposição garante que tem o número de assinaturas necessário para instalar as CPIs (o mínimo é de 18 assinaturas).
A proposta de criar as CPIs com nove membros é da autoria do PSDB. A oposição - que defendia comissões com sete membros, ao invés de onze, como pregava a situação - concordou em assinar o requerimento com nove integrantes.
Entretanto, mesmo que as CPIs sejam instaladas esta semana, os trabalhos devem começar apenas no próximo ano, já que cinco CPIs funcionam atualmente na Casa (Combustíveis, Supermercados, Narcotráfico, Roubo de Cargas e Medicamentos). Pela lei, apenas cinco comissões podem funcionar simultaneamente.
Leia mais:
Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades
Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
O líder do PSDB, deputado Sérgio Spada, que ontem estava passando os requerimentos para os deputados, já havia conseguido cinco assinaturas. "Eu e o deputado Pessuti conversamos e chegamos a um acordo. A oposição disse que vai assinar os requerimentos".
O reajuste do pedágio, em até 22%, causou revolta entre motoristas e entidades que representam transportadores de cargas e caminhoneiros. As críticas vão desde pronunciamentos dos deputados no plenário da Assembléia Legislativa até protestos nas estradas. A CPI se propõe a investigar os contratos firmados entre governo e concessionárias. Os parlamentares dizem que há informações a serem esclarecidas e que a margem de lucro das concessionárias se constitui numa caixa-preta. Dos Jogos da Natureza, a oposição quer saber dos gastos para a sua realização.