Uma nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta terça-feira, coloca o pré-candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com 43% das intenções de votos. O petista cresceu 11 pontos percentuais em um mês e chega a 26 pontos de diferença para o segundo colocado. Em todas as hipóteses levantadas, Lula venceria as eleições no segundo turno.
O segundo lugar está mais do que nunca embolado nesta nova pesquisa. O ex-ministro da Saúde José Serra (PSDB) caiu cinco pontos e agora tem 17%. Anthony Garotinho, do PSB, caiu de 16% para 15% e Ciro Gomes (PPS) cresceu 1 ponto e agora está com 14%. Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os três estão tecnicamente empatados na segunda colocação. Enéas Carneiro, do Prona, registra 2% das intenções de voto.
Lula venceria com folga todos os possíveis oponentes num eventual segundo turno das eleições. Caso disputasse contra Serra, a diferença seria de 18 pontos: Lula teria 54% e Serra, 36%. Contra Garotinho a diferença seria de 19 pontos: Lula venceria por 55% a 34%. Contra Ciro, o petista venceria por 54% a 36%, uma diferença de 18 pontos. A pesquisa completa será divulgada pelo jornal Folha de São Paulo desta quarta-feira. O resultado da pesquisa já está disponível no site do Datafolha (www.datafolha.com.br).