A Rede Paranaense de Comunicação (RPC), divulgou no início da noite desta sexta-feira (6) o resultado da primeira pesquisa eleitoral - após o primeiro turno - para o goverdo do Estado do Paraná. A pesquisa do Datafolha mostrou que Roberto Requião, da coligação Paraná Forte (PMDB/PSC), e o candidato da coligação Paraná de Verdade (PDT/PP/PTB/PSB), Osmar Dias, estão tecnicamente empatados, com 45% das intenções de voto cada um.
Os votos brancos e nulos são a opção de 3% dos entrevistados. Contabilizados apenas os votos válidos, cada candidato teria 50% das intenções de voto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Já os 7% do eleitorado paranaense - o que corresponde a cerca de 50 mil eleitores - que declararam ao Datafolha não saber em quem irão votar no segundo turno das eleições para o governo do Estado, deverão ser o fiel da balança no dia 29.
Comparando com o resultado do primeiro turno, em que Requião registrou 42,81% dos votos contra 38,60% de Osmar, o peemedebista teria subido 2,19%, enquanto o pedetista melhorou o índice em 6,4%.
Leia mais:
Deputados do Paraná aprovam ampliação do vale-alimentação aos servidores estaduais
Retirada de transposições do Vale dos Tucanos avança na Câmara de Londrina
Um mês após ser eleito, Tiago Amaral faz mistério sobre secretariado
Bolsonaro deixou país para evitar prisão e esperar desfecho do 8/1, conclui PF
O Datafolha ouviu 1.683 eleitores em 68 municípios, entre os dias 5 e 6 deste mês. A pesquisa foi registrada no TRE com o número 24.386/2006.
Corrida presidencial - A primeira pesquisa Datafolha sobre a disputa pela Presidência da República no segundo turno mostra que o presidente e candidato à reeleição pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, tem 50% das intenções de voto. Seu adversário, Geraldo Alckmin (PSDB) conta com 43% das preferências.
Considerando apenas os votos válidos, ou seja, excluindo votos brancos, nulos e e eleitores que se declaram indecisos, Lula tem 54% e Alckmin 46%.
A pesquisa foi encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, e divulgada nesta sexta-feira pelo ''Jornal Nacional''. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos, para mais ou para menos. O Datafolha ouviu 5.811 eleitores em 368 cidades entre quinta-feira e ontem. A pesquisa foi registrada no TSE (Com informações do Tribunal Superior Eleitora e Folhapress)