Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Novo Código de Posturas

Debate de PL que regulamenta funcionamento de comércio fica centralizada em bares

Douglas Kuspiosz - Grupo Folha
23 mai 2024 às 10:45
- Fernando Cremonez/CML
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Código de Posturas (PL n° 235/2023), uma das leis complementares ao Plano Diretor, foi tema de uma audiência pública na CML (Câmara Municipal de Londrina) na noite desta quarta-feira (22). 


Convocado pela Comissão de Justiça, Legislação e Redação, o encontro buscou discutir os aspectos legais e constitucionais do projeto, que ainda passará por uma audiência para debater o mérito do texto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Essa é a legislação que regulamenta o funcionamento de estabelecimentos comerciais, industriais, de produção e de prestação de serviços, além de disciplinar as normas de conduta no espaço urbano e rural, estabelecendo regras que vão desde a higiene pública até a circulação de animais. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Insanidade

Críticas à omissão do governo em PL Antiaborto por Estupro fazem Lula mudar de discurso

Imagem de destaque
Entenda

Empreiteiras recusam proposta sobre multas da Lava Jato, e governo Lula tenta novo acordo

Imagem de destaque
Comunicações

Ministro de Lula pede ao STF trancamento de inquérito após ser indiciado pela PF

Imagem de destaque
Câmara

Bancada evangélica quer definição de relator do PL antiaborto, e esquerda, adiar discussão


O atual código foi estabelecido pela lei municipal nº 11.468, de 29 de dezembro de 2011, que será revogada.

Publicidade


O artigo 245 determina que a expedição de alvará para bares, lanchonetes e restaurantes está condicionada à “compatibilidade do zoneamento”. 


O PL admite entretenimento em estabelecimentos sem isolamento acústico de domingo a quinta-feira, das 8h às 23h, e às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados, das 8h às 23h59, “desde que não exceda os níveis acima dos limites permitidos pelas normas da ABNT”. A matéria também determina a proibição de novos bares na Paranaguá.

Publicidade


Representante do Grupo de Moradores da Rua Paranaguá e Entorno e vice-presidente do CMPGT (Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial), Jaime Adilson Marques de Carvalho afirma que o problema do barulho na Paranaguá se tornou “insuportável” e, que desde 2019, os moradores estão organizados e buscando uma solução com o Poder Público. 


Ele afirma que a atual legislação de Londrina não permite entretenimento sem isolamento acústico na região e que as alterações propostas vão trazer impactos negativos.

Publicidade


“O zoneamento da Paranaguá hoje é ZR [Zona Residencial] 5. Pela legislação atual, não é permitido entretenimento no nosso bairro. Ou seja, para ter música ao vivo ou mecânica tem que ter isolamento acústico. Todos os bares que estão instalados lá, a maioria se instalou diante dessa legislação que não permite, só que a proposta desse PL é permitir entretenimento na Paranaguá”, citando que “são mais de 20 bares em três quadras” e que, se o código for aprovado da forma como está proposto, “vai virar bagunça”.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Discussão sobre Código de Posturas fica centralizada em bares
O PL n° 235/2023 foi tema de uma audiência pública na quarta (22); moradores reclamam do barulho na Paranaguá e no Zerão
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade