O prazo para a vereadora Mara Boca Aberta (sem partido) apresentar defesa contra a denúncia que enfrenta na CML (Câmara Municipal de Londrina) terminou nesta quinta-feira (15) e, com isso, o assunto será deliberado pelo plenário da Câmara. Ela foi notificada em dezembro, mas pediu dilações de prazo.
A parlamentar enfrenta três representações no Legislativo. A mais antiga é a de n° 6/2021, assinada pela enfermeira Regina Maria Amâncio. Ela acusa a vereadora de nepotismo por, supostamente, ter contratado como assessora de gabinete a sua nora. Essa denúncia foi arquivada ainda em 2021, mas foi reaberta e acatada pela CML.
Já as outras duas representações são de 2023. O jornalista José Antônio Pedrialli assina a de n° 1/2023, que acusa a vereadora de quebra de decoro parlamentar ao apresentar emenda ao PL (Projeto de Lei) n° 224/2021 - alterador da Lei da Cidade Limpa - “para benefício próprio”; a última é a representação de n° 2/2023, de João Miguel Fernandes Filho, por “possível ato criminoso diante da Justiça Eleitoral", "malversação de recursos públicos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha e abuso de poder em campanha eleitoral” e "favorecimento pessoal de terceiro nomeado como assessor parlamentar da vereadora".
Leia mais:
Candidatos de Londrina têm estratégias diferentes no horário eleitoral
MP vai apurar participação suspeita de empresa em pregão da Prefeitura de Londrina
TRE libera uso de montagem de Filipe Barros que liga PP ao PT em Londrina
Presidente do PT diz que volta de doações de empresas para campanhas é 'grave retrocesso'
Como a defesa da vereadora era a etapa que faltava, a tendência é que em breve a denúncia seja levada para o plenário. Se for acatada pelos vereadores, será aberta uma CP (Comissão Processante), que tem 90 dias corridos, após o início dos trabalhos, para finalizar todo o processo - inclusive a sessão de julgamento.
'QUEM NÃO DEVE, NÃO TEME'
Em entrevista à FOLHA, Mara diz que apresentou sua defesa nesta quinta-feira e que desde 2021 existe um “grupo político que se formou para se revezar e fazer representações contra mim”. Ela anunciou recentemente sua pré-candidatura à Prefeitura de Londrina.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: