A Secretaria de Fazenda do Paraná deve realizar um estudo para a emissão de cupom fiscal no pagamento das tarifas de pedágio nas rodovias. O pedido foi encaminhado pelo deputado estadual Tercilio Turini que promete apresentar projeto de lei na Assembleia Legislativa para obrigar o mecanismo com intuito de melhorar a fiscalização sobre a quantidade de veículos que passam pelas praças de cobrança e também sobre o faturamento real das concessionárias, com o devido recolhimento de impostos.
"É uma iniciativa que precisa ser adotada com urgência pelo governo do Estado e é benéfica inclusive para as concessionárias. O cupom fiscal garante mais transparência e a Secretaria de Fazenda passa a trabalhar com dados oficiais. Isso pode aumentar a receita com impostos e evita especulações sobre a arrecadação do pedágio", argumenta o deputado.
Atualmente, as concessionárias emitem apenas recibo como comprovante de pagamento da tarifa e depois informam o movimento mensal dos veículos que passam pelas praças de cobrança e o montante arrecadado. Com o cupom fiscal, a Receita Estadual fica habilitada a acompanhar a movimentação diária. A Secretaria de Fazenda deve se manifestar em 15 dias.
Leia mais:
Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep
Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial
TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina
Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná
A emissão do cupom fiscal foi sugerido pela a representante do Ministério Público Estadual, promotora Maria Cecília Pereira em audiência da CPI do Pedágio na última terça-feira (27).