O deputado federal Fernando Francischini (PSDB-PR) denunciou uma suposta censura ao governador do Paraná Beto Richa (PSDB) durante evento do Ministério da Justiça, realizado no último dia 23 de novembro. Na ocasião, o Governo Federal anunciou o repasse de R$ 1,1 bilhão do Programa de Apoio ao sistema prisional. Desse, R$ 134 milhões foram para o Estado do Paraná.
De acordo com o deputado paranaense, Richa foi escolhido para falar em nome dos demais governadores presentes na solenidade. Porém, nem o discurso do governador e tampouco sua presença foram registradas pela TV do Governo Federal (TV NBR), nem também a repercussão no noticiário da TV Brasil.
"A censura ocultou que Beto Richa falou durante cerca de cinco minutos na cerimônia. Em sua fala, elogiou a parceria do governo da Presidente Dilma Roussef com os estados, destacou que essa parceria estava se revelando benéfica para o Paraná, estado de seu comando e que recebeu 16 mil presos mantidos irregularmente em delegacias de polícia. O que causa estranheza, é que as imagens do discurso do único governador que falou sobre o repasse em nome de todos os demais governadores de estado não apareceu em hipótese alguma na TV Brasil"", reclamou Francischini.
Leia mais:
Assembleia Legislativa recebe oito mil sugestões de paranaenses para orçamento
Câmara de Londrina vota nesta terça-feira Projeto de Lei que atualiza parcelamento do solo
Cotada para a Saúde, superintendente do HU entra na equipe de transição em Londrina
Belinati defende licitação para compra de uniformes e diz que a 'bola está com o TCE'
Pelo fato, Fernando Francischini requisitou informações da ministra da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da Republica, Helena Chagas, sobre a suposta censura e ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, requisitou uma auditoria na grade de programação da TV pública do Governo Federal.
Esta não é a primeira polêmica sobre censura envolvendo o Governo Federal e o governo Richa. Em outubro deste ano, durante cerimônia de lançamento das obras do metrô de Curitiba, a TV Educativa do Paraná (e-Paraná) transmitiu os discursos de Richa e do prefeito de Curitiba Luciano Ducci (PSB), mas cortou as falas do ministro das Cidades, Mario Negromonte, e da presidente Dilma Rousseff. Na ocasião, a emissora pública estadual cortou a transmissão para passar um episódio do programa infantil Cocoricó.