Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Deputado pede investigação de ex-presidentes do TC

Redação - Folha do Paraná
26 jul 2001 às 20:19

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O deputado federal Florisvaldo Fier (PT), o Doutor Rosinha, quer que o Ministério Público investigue possível responsabilidade dos ex-presidentes do Tribunal de Contas do Estado (TC), Artagão de Mattos Leão e Quiélse Crisóstomo da Silva, na aprovação das contas da gestão do ex-prefeito de Maringá Jairo Gianoto (sem partido), de 1997 a 2000. Auditoria feita pelo próprio TC e divulgada em janeiro deste ano detectou desvios de R$ 54 milhões dos cofres da prefeitura entre 97 e julho de 2000.

O deputado encaminhou ao Ministério Público Federal uma representação contra os ex-presidentes do TC (que hoje exercem o cargo de conselheiros). Crisóstomo da Silva disse que foi ele quem encomendou a auditoria nas contas de Gianoto, no ano passado. "Quem descobriu o rombo fui eu. Não sei porque o deputado me incluiu nessa representação", declarou o conselheiro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ele disse que nunca relatou uma conta de Gianoto, e acredita que a atitude do deputado tenha caráter político. "Meu filho é deputado (estadual). É uma forma de atacar por tabela", reclamou o conselheiro. Mattos Leão está de licença médica e não foi encontrado para comentar o assunto.

Leia mais:

Imagem de destaque
Inelegível

Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026

Imagem de destaque
Na Assembleia Legislativa

Comissão de Constituição e Justiça aprova projeto que transforma Detran em autarquia

Imagem de destaque
Benefícios financeiros

Plano de precatórios garante economia milionária para Londrina

Imagem de destaque
Empresa pediu aditivo

Reforma da Câmara Municipal de Londrina deverá ser entregue somente em 2025


O advogado do deputado, Carlos Bernardo Albuquerque, disse que a representação poderá ser reencaminhada ao Ministério Público Estadual ou a Maringá. A assessoria de imprensa do MPF informou que, até o final da tarde, a representação não havia sido registrada no protocolo. O MPF pode entender que o caso é de competência estadual.

Publicidade


De acordo com Fier, os dois ex-presidentes foram negligentes na fiscalização de denúncias de participação de integrantes do TC na indicação do ex-secretário de Fazenda de Maringá Luis Antônio Paolicchi, acusado de envolvido no esquema de desvio de dinheiro da prefeitura. Paolicchi está preso desde dezembro do ano passado. O TC já negou, em fevereiro, que seus membros tenham participado da indicação do nome de Paolicchi.


Segundo o deputado, a ação apresentada ao MP leva em consideração o fato do TC ter tomado medida punitiva contra os envolvidos somente depois da constatação de desvio de verbas públicas, objeto de ações civil e penal da Procuradoria da República em Maringá.


Fier quer ainda que o MP investigue quais seriam as ligações do então coordenador geral do TC, Duílio Bento (hoje assessor do órgão), com Paolicchi. O deputado afirmou que os ex-presidentes tentam iludir a opinião pública ao afirmar que o TC apontou as irregularidades.

"O rombo na prefeitura só veio ao conhecimento público após o trabalho de procuradores, constatando falhas e omissões do Tribunal de Contas do Estado, que deve fiscalizar e zelar pela fiel destinação do dinheiro público no estado do Paraná", argumentou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo