O deputado estadual Tadeu Veneri (PT) apresentou projeto de lei obrigando o poder público a divulgar informações sobre as despesas com deslocamentos aéreos de autoridades, custeados com recursos públicos. A proposta é fazer com que o Executivo, Legislativo e Judiciário e também as empresas públicas publiquem nos respectivos portais da transparência na internet dados sobre os voos oficiais.
O projeto de Veneri determina a publicação da data, o plano de voo, a lista de passageiros, o motivo da viagem e ainda o valor dos gastos se o avião for fretado. Estes dados devem ser publicados mensalmente, prevê o projeto. Se aprovada, a lei valerá para a Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, governo do Paraná, incluindo as empresas públicas, como a Copel e a Sanepar, o Ministério Público Estadual e o Tribunal de Contas do Estado.
"Nosso mandato trabalha em favor da transparência na gestão pública. Esse projeto é uma forma de permitir que a população tenha os mecanismos para ajudar a fiscalizar os gastos com este tipo de serviço", disse o deputado. O projeto proíbe a presença, na aeronave, de pessoas estranhas ao motivo da viagem.