A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle realizou hoje visita técnica às obras da Refinaria Presidente Getúlio Vargas, em Araucária, no Paraná. No ano passado, o Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou a paralisação das obras, em razão de irregularidades nos contratos para reforma e modernização da refinaria. Os relatórios técnicos apontavam sobrepreços em pagamentos a empreiteiras.
Desde fevereiro deste ano, a Polícia Federal também investiga cinco contratos da reforma da refinaria, que somam R$ 7,5 bilhões. Segundo um relatório do TCU, os preços nesses contratos estão R$ 1,4 bilhão acima do valor de mercado. A visita técnica, incluída em requerimento do deputado Nelson Bornier (PMDB-RJ) para inspeção em várias obras, foi proposta pelo deputado Fernando Francischini (PSDB-PR).
"A Comissão vai fiscalizar preços, editais e a execução das obras, para que o dinheiro público seja preservado e os responsáveis pelas irregularidades identificados", disse Francischini.
Leia mais:
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Além do autor do pedido de inspeção, acompanharão a visita os deputados João Magalhães (PMDB-MG) e Carlos Magno (PP-RO). A visita está marcada para as 15 horas.