A presidente da República Dilma Rousseff empossou na manhã deste sábado, 16, três novos ministros. Antônio Andrade (PMDB) e Manoel Dias (PDT) responderão pelas pastas da Agricultura e do Trabalho, respectivamente. Wellington Moreira Franco (PMDB) deixou a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) para assumir a Secretaria de Aviação Civil (SAC). "São grandes os desafios que vamos enfrentar a partir de agora", destacou Dilma, agradecendo o trabalho feito pelos antigos parlamentares.
Dilma também fez uma reflexão sobre a necessidade de se estruturar um governo com coalizão. Segundo ela, embora muitas pessoas consideram essas alianças uma estratégia incorreta, alguns lugares do mundo há processos de deterioração da governabilidade por conta da incapacidade de se construir coalizão.
"Vemos isso na Itália e nos conflitos fiscais nos EUA. A capacidade de estruturar coalizão é crucial para um país, principalmente, o Brasil com uma diversidade e sua dimensão territorial", avaliou a presidente.
Leia mais:
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Previsto no Lote 4, Contorno Leste deve ficar para depois de 2030
CCJ da Câmara dos Deputados aprova impressão e recontagem de votos
A posse dos novos ministros foi realizada hoje tendo em vista a viagem da presidente ao Vaticano. Dilma embarca amanhã (17) para Roma, onde participará da missa de inauguração do pontificado do papa Francisco, na terça-feira (19), e só dará continuidade à reforma ministerial quando retornar da viagem.