O Ministério Público Federal em Paranavaí denunciou 12 pessoas por desvio de recursos públicos, fraude em licitação e corrupção no município de Marilena. A denúncia, recebida pela Justiça Federal, foi oferecida contra o ex-prefeito do município, Brasílio Bovis, o ex-vice prefeito, José Rivaldo dos Santos, o ex-tesoureiro da prefeitura, Ailton Apolinário de Oliveira, e outras nove pessoas.
De acordo com o MPF, os denunciados participaram de um esquema de corrupção que desviou recursos públicos de convênio celebrado entre a Prefeitura de Marilena e o Ministério da Previdência e Assistência Social, que tinha como objeto a aquisição de materiais para atendimento aos idosos do município.
O convênio, que contou com um repasse de R$ 190.000,00 por parte da União e uma contrapartida de R$ 47.500,00 do município, teve a totalidade dos seus recursos desviados através de uma licitação realizada de maneira fraudulenta, na qual a empresa vencedora, a Brasmed Distribuidora de Medicamentos Ltda., não forneceu os bens contratados, mas recebeu os valores. Entre os itens contratados através do processo licitatório e não fornecidos pela Brasmed, estão materiais de limpeza, máquina de lavar, computador e alimentos perecíveis.
Leia mais:
Câmara aprova castração química para condenados por pedofilia
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Previsto no Lote 4, Contorno Leste deve ficar para depois de 2030
A variedade de produtos licitados e outras irregularidades do edital de licitação, como a falta de especificação de alguns produtos, teriam sido propositais para beneficiar a empresa vencedora do certame.
(com informações do Ministério Público Federal)