As duas principais revistas semanais em circulação nos Estados Unidos trouxeram reportagens nesta semana sobre as eleições presidenciais brasileiras e a possibilidade de vitória do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.
A Newsweek trouxe um perfil de Lula, ressaltando o resultado do primeiro turno como largamente favoráveis para ele e para o PT. A revista afirma: ''O que quer que aconteça, Lula já atingiu um sucesso impressionante para um sindicalista que largou os estudos na quarta série e aprendeu as primeiras lições de política na linha de frente de piquetes grevistas diante de cassetetes de policiais''.
A Time tenta ligar o sucesso eleitoral de Lula e do PT ao temor que o mercado internacional vem demonstrando em relação à toda a América Latina. Segundo a revista, o Consenso de Washington - alinhamento das políticas econômicas dos países do continente com as propostas defendidas pelos Estados Unidos durante os anos 90 - pode estar ameaçado.
Leia mais:
Lula tem alta da UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital
Proposta nacional é mais flexível sobre armazenamento de celular na escola
Lula tem dreno removido, segue lúcido e bem, informa boletim médico
Câmara de Londrina vota Orçamento e Plano Diretor em sessão extraordinária
Mas essa idéia não é geral. Ouvido pela Time, John Williamson, do Instituto de Economia Internacional de Washington, afirmou:
''O PT é agora elegível, porque converteu suas políticas para o centro''.
Também o jornal britânico Financial Times trata da eleição brasileira. Ele destaca em sua edição de segunda-feira os resultados das pesquisas Datafolha e Vox Populi divulgadas este fim de semana nos quais Lula amplia sua vantagem sobre José Serra (PSDB).
''Com 60% das intenções de voto, Lula conta com uma dianteira de 30% em relação a Serra para o segundo turno'', afirma o jornal ao lembrar a pesquisa do Vox Populi. O jornal traz também os resultados do Datafolha: Lula com 58% dos votos contra 32% de adversário.
>>>Primeiras pesquisas do segundo turno mostram Lula com ampla vantagem