Sexto maior colégio eleitoral entre as unidades da federação com 6,63 milhões de eleitores cadastrados, o Paraná tem nestas eleições um número recorde de candidatos ao governo do Estado. São doze candidatos que disputam hoje o primeiro turno para a sucessão do governador Jaime Lerner (PFL).
Os candidatos ao governo são os senadores Alvaro Dias (PDT) e Roberto Requião (PMDB); o vice-prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB); os deputados federais Padre Roque Zimmermann (PT) e Rubens Bueno (PPS); o ex-secretário do governo Lerner, Giovani Gionédis (PSC); o engenheiro civil Cirus Itiberê da Cunha (PSD); o professor Claudemir Figueiredo (PSTU); o empresário Gladison Bispo (PRONA); o juiz aposentado Jamil Nakad (PRTB); o funcionário público Severino Araújo (PSB); e o também servidor público Abrahão Barbosa Júnior (PTC).
Conforme as últimas pesquisas divulgadas no Estado e a apuração até o momento, o Paraná deve ter segundo turno. Os candidatos mais prováveis para continuar na disputa são Alvaro Dias e Roberto Requião. Roque Zimmermann e Beto Richa correm por fora mas acreditam que podem surpreender.
Leia mais:
‘Londrina é uma cidade impressionante’, diz prefeito Marcelo Belinati
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades
Confira a apuração parcial dos votos:
1 ROBERTO REQUIÃO 32.232 (25,73%)
2 ALVARO DIAS 24.751 (19,76%)
3 BETO RICHA 24.596 (19,64%)
4 PADRE ROQUE ZIMMERMANN 22.782 (18,19%)
5 RUBENS BUENO 17.873 (14,27%)
6 GIOVANI GIONEDIS 1.451 (1,16%
» Leia mais na edição da Folha de Londrina desta sexta-feira.
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.