O processo eleitoral transcorreu normalmente em Londrina neste domingo (01). Segundo o coordenador do processo em Londrina, Mário Azollini, as eleições ocorreram sem maiores incidentes.
Dois casos mais consideráveis de contravenção eleitoral foram registrados na cidade. Pela manhã, apenas um homem, que não teve a identidade revelada, foi detido suspeito de estar comprando votos. Segundo o relações públicas do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente Ricardo Eguedis, o homem estava na rua Pitágoras, no Jardim Califórnia (Zona Leste).
Com ele foi encontrada uma lista com nomes de pessoas e algumas folhas de cheque, que possivelmente serviriam para pagar eleitores. O homem, que alegou apenas estar fazendo o pagamento de pessoas que trabalharam na campanha foi encaminhado até o ginásio de esportes Moringão, onde foi montado um cartório com estrutura para atender até oito ocorrências simultâneas. O suspeito foi ouvido por um delegado da polícia fedederal e liberado em seguida.
Leia mais:
‘Londrina é uma cidade impressionante’, diz prefeito Marcelo Belinati
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades
Ainda no final da manhã, uma denúncia de que um candidato estaria fazendo boca de urna no Colégio Maxi foi feita à Polícia Militar. A promotora Carla Pedalino, acompanhada de um policial federal esteve no local, mas não detectou nenhuma irregularidade.
No período da tarde, uma mulher que também não teve a identidade revelada foi detida, tentando votar pela segunda vez em uma escola da cidade. Ela já teria votado pela manhã. A polícia também registrou um caso de venda de bebida alcoólica envolvendo o apresentador de TV José Carlos Vazi, 53.
Urnas com problemas
Em entrevista coletiva o presidente do TRE-PR, desembargador Clotário Portugal Neto, informou que 125 urnas que apresentaram problemas considerados leves, resolvidos no mesmo momento. Outras 138 tiveram problemas médios e tiveram que ser substituídas.
Com problemas graves foram apenas três urnas em todo o Paraná - nas cidades de Paranaguá, Barracão e Dois Vizinhos.
>>Leia mais na Folha de Londrina desta segunda-feira