Pela primeira vez no país, o eleitor pode acompanhar pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) as informações sobre os bens dos candidatos que disputam as eleições deste ano. Apesar de os dados serem públicos, até o pleito anterior, os brasileiros precisavam ir pessoalmente ao TSE para obter essas informações. O cidadão pode saber ainda pela página da internet o número do candidato, partido, coligação e valor máximo previsto para os gastos de campanha. Pode saber também dados pessoais do candidato, como idade, estado civil, ocupação, grau de instrução e naturalidade.
As informações são ainda parciais. Até agora, o tribunal disponibilizou os dados dos sete candidatos que, por meio de seus respectivos partidos, pediram registro de candidatura à Presidência da República.
Candidatos com informações divulgadas pelo TSE
Leia mais:
Cotada para a Saúde, superintendente do HU entra na equipe de transição em Londrina
Belinati defende licitação para compra de uniformes e diz que a 'bola está com o TCE'
Moraes autoriza transferência para Brasília de general e tenente-coronel presos por trama golpista
Núcleo empresarial de Londrina defende recursos para o Teatro Municipal
Cristovam Buarque 12 PDT
Geraldo Alckmin 45 PSDB/PFL
Heloísa Helena 50 Psol/PSTU/PCB
José Maria Eymael 27 PSDC
Luciano Bivar 17 PSL
Luiz Inácio Lula da Silva 13 PT/PCdoB/PRB
Rui Pimenta 29 PCO
O TSE ainda não ofereceu as informações de outras quatro pessoas que protocolaram pedido de registro de candidatura à presidência. Segundo a assessoria, esses dados ainda estão em processamento. São elas: Carlos Alberto Machado, pelo PSC; João Eduardo de Resende, pelo PMDB; João Bosco Luz Kalil, pelo PTdoB; e Ana Maria Rangel, pelo PRP.
Também foram disponibilizadas, até o momento, informações de 142 candidatos a governador, 146 candidatos a senador, 2.088 candidatos a deputado federal, 5.845 a deputado estadual e nenhum candidato a deputado distrital. Segundo a assessoria do TSE, serão disponibilizadas na internet (www.tse.gov.br) as informações pessoais de todos os candidatos em outubro, inclusive nos estados.
Fonte: Agência Brasil