Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Neste domingo

Eleitores de Criciúma vão às urnas escolher prefeito

Agência Brasil
03 mar 2013 às 09:44

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cerca de 140 mil eleitores do município de Criciúma, em Santa Catarina, voltam às urnas hoje (3) para escolher o prefeito. O quinto maior colégio eleitoral do estado terá seis candidatos na disputa: Fábio André Brezola (PT), Américo Ricardo Cardoso de Faria (DEM), Ronaldo José Benedet (PMDB), Cintia dos Santos (PSTU), Márcio Burigo (PP) e Rodrigo Maciel (PCB).

A Justiça Eleitoral convocou o pleito porque, em novembro do ano passado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou a candidatura de Clésio Salvaro, do PSDB, que estava concorrendo à reeleição. Ele obteve mais de 76% dos votos no primeiro turno da disputa em 2012, mas não pôde assumir porque foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa. O TSE decidiu que Salvaro está inelegível até 2016 porque foi condenado, em 2008, por abuso de poder econômico e dos meios de comunicação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em mais oito municípios brasileiros, os eleitores também vão escolher prefeitos neste domingo. Além disso, no dia 7 de abril, pelo menos 14 cidades realizam o pleito. Ainda há a possibilidade de que novas eleições sejam marcadas em outros municípios no decorrer do ano, porque alguns prefeitos assumiram o cargo por meio de liminares, que ainda estão em análise da Justiça.

Leia mais:

Imagem de destaque
Compra de votos

Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades

Imagem de destaque
Em 19 de dezembro

Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental

Imagem de destaque
Eleições de 2026

Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil

Imagem de destaque
Não há substitutos

Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026


A eleição do ano passado foi a primeira feita com base na Lei da Ficha Limpa. Criada por iniciativa popular, a norma barra a candidatura de políticos condenados pela Justiça em decisão colegiada. A lei também impede a posse dos que renunciaram ao mandato quando já havia pedido de abertura de processo.

Publicidade


Para agilizar a apuração dos votos em Criciúma, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina vai experimentar um novo processo. O projeto Apuração Ágil permite que os votos registrados nas urnas eletrônicas sejam transmitidos ao TRE pelo celular.


A memória da urna, semelhante a um pen drive, é conectada a um celular que contém uma aplicação desenvolvida pelo próprio tribunal. Os dados são reunidos em um arquivo e transmitidos por meio da rede de internet móvel, diretamente para o servidor do TRE.

O tribunal garante que o envio dos dados será feito por um canal seguro, criptografado e protegido. Ainda não há previsão do horário de término da apuração.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo