Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Diplomacia

Em apenas uma semana Lula irá a cinco países

Agência Brasil
09 mai 2010 às 12:18

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A partir da próxima quinta-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai passar por um périplo de cinco países em uma semana: Rússia, Senegal, Irã, Portugal e Espanha. Em pauta desde a polêmica questão do programa nuclear iraniano à retomada das negociações entre o Mercosul e a União Europeia, além da defesa da reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas e o ingresso do país no órgão.

Até a controvertida reintegração de Honduras – afastada da comunidade sul-americana desde o golpe de Estado, em junho de 2009, entrará nas discussões.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em uma semana, Lula vai se reunir com os presidentes do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, e da Rússia, Dmitri Medvedev, além do primeiro-ministro da Espanha, José Luis Zapatero, entre outros.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aniversário de Londrina

Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial

Imagem de destaque
Medida poderia prejudicar estudantes

TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina

Imagem de destaque
Menção honrosa

Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná

Imagem de destaque
Leia o Substitutivo

Câmara de Mandaguari discute Projeto de Emenda à Lei Orgânica


A primeira parada do presidente será na Rússia, nos dias 13 e 14. Com Medvedev, Lula deverá apelar para que a Rússia defenda a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas, elevando de cinco permanentes para dez. Pertencem ao quadro dos países permanentes no órgão, além da Russia, os Estados Unidos, a França, e Inglaterra e a China.

Publicidade


Relacionamentos


Diplomatas que acompanham as negociações entre Brasil e Rússia afirmam que os dois países têm uma relação de 180 anos que só foi reduzida no período do Bloco Soviético. Com um dos maiores orçamentos mundiais destinados à área militar, a Rússia é considerada uma referência internacional no setor. Nas reuniões em Moscou, Lula assinará uma série de acordos, inclusive um de cooperação técnico-militar para a proteção intelectual do setor.

Publicidade


Da Rússia, o presidente faz uma visita rápida ao Senegal, na África. Em seguida, Lula se reúne com Ahmadinejad no Irã, no dia 15. Serão dois dias de visitas. A viagem ocorre no momento em que o governo francês levantou dúvidas sobre a habilidade de o presidente Lula compreender os objetivos do programa nuclear iraniano.


Determinado a defender o diálogo entre Ahmadinejad e os demais líderes mundiais, Lula deve reiterar o direito de o Irã desenvolver a tecnologia nuclear desde que apresente garantias de que os fins são pacíficos. Os iranianos afirmam que o presidente participa, no dia 17, da reunião do G15 – o grupo dos países não alinhados. Do lado brasileiro, não há confirmações, por enquanto.

O presidente só retorna ao Brasil dia 20, depois de passar por Portugal e Espanha. Em Lisboa, ele participa da 10ª Cimeira Brasil e Portugal, que integra uma série de reuniões anuais, para discussão das ações comuns entre os dois países. Em Madri, Lula faz parte de várias discussões que vão reunir 33 chefes latino-americanos e caribenhos, além de 27 europeus. É a 6ª Cúpula América Latina, Caribe e União Europeia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo