O prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, anunciou nesta quinta-feira (27) uma série de medidas de economia e corte de despesas no Executivo. Entre as medidas estão até o cancelamento do 'cafezinho' nas repartições municipais, além de corte de horas extras e viagens.
"O momento não é fácil. Não estamos imaginando a crise, ela é real. Por isso temos que adotar medidas de austeridade, mas com o compromisso de fecharmos o ano sem um prejuízo maior para a população. As obras que já tem dinheiro garantido para sua execução, seguirão normalmente", afirmou o prefeito.
Cada uma das secretarias municipais deve apresentar o balanço contábil até 10 de setembro. Outras medidas, como redução nos horários de funcionamento na área administrativa e de saúde, estão sendo avaliadas.
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Com o corte das horas extras, que são realizadas principalmente pelos servidores da saúde, o município deve economizar cerca de R$ 350 mil por mês. Com a suspensão do café e chá, a extinção das estruturas de copas para a preparação dos mesmos, o que se espera além da redução dos gastos com esses produtos é a otimização do trabalho dos servidores públicos. Com isso, e se também for realizada a redução no horário de atendimento, a administração espera ter a colaboração dos funcionários municipais, para realizar os atendimentos dentro desses períodos, priorizando a eficiência do serviço.
O decreto com as normas de limitação de empenho para o equilíbrio financeiro foi publicado no Diário Oficial do município desta quinta-feira (27). São onze artigos que devem ser aplicados pelas secretarias, autarquias e fundações, para que a administração possa encerrar o ano, sem prejuízo para os cofres públicos e também para a população em oferta de serviços e obras.
Em relação ao 'cafezinho', está suspensa a aquisição de café, chá e açúcar. As garrafas térmicas deverão ser recolhidas e as estruturas de copas para preparação de café e chá nas Secretarias Municipais, Autarquias e Fundações deverão ser extintas de imediato. As servidoras municipais lotadas nas copas deverão ser realocadas às funções de origem na área de limpeza e merenda, reduzindo os custos com terceirizados que prestam esses serviços.