O presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB), se utilizou do plenário da Casa nesta terça-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, para fazer um balanço dos projetos de lei na área ambiental. "Há seis anos, discutíamos um projeto de lei por mês. Hoje a média é de seis", informou Cheida. No último ano, passaram pela comissão 54 projetos de lei. Entre os principais temas estão tratamento do lixo, reflorestamento, prevenção contra desastres, incentivo a produtos biodegradáveis e produção de alimentos orgânicos.
O deputado acredita que os trabalhos legislativos refletem as preocupações dos paranaenses. "É um reflexo do que as pessoas anseiam. Nosso estado está cada vez mais atento à questão ambiental". Segundo uma pesquisa nacional realizada pelo Ibope a pedido da Confederação Nacional da Indústria, o porcentual de pessoas que se dizem preocupadas com o meio ambiente passou de 80%, em 2010, para 94%, em 2011.
Cheida também lembrou programas pioneiros implantados recentemente no Paraná que podem servir de exemplo para o país, como o Mata Ciliar, Cultivando Água Boa, Desperdício Zero, ICMS Ecológico e Merenda Escolar Orgânica.