Termina hoje, dia 28, o prazo para quem não votou no segundo turno das eleições fazer a justificativa. Este ano, mais de 270 mil paranaenses deixaram de votar no segundo turno. O eleitor que não justificar o voto - além de pagar uma multa de cerca de três reais - fica impedido de tirar passaporte, renovar matrícula em colégios e universidades públicas, tomar posse em qualquer cargo público, além de não poder obter financiamentos em instituições financeiras governamentais, como o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal (CEF).
A assessoria de imprensa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, informa que o cidadão que não votar e deixar de fazer a justificativa em três eleições seguidas (cada turno conta como uma eleição), terá seu título cancelado. A justificativa pode ser feita nos cartórios eleitorais, ou nas urnas eletrônicas no dia da eleição. Dependendo da situação financeira do eleitor, ele pode ser liberado de pagar a multa. A decisão cabe aos juízes eleitorais.
De acordo com os dados fornecidos ontem pelo TSE, o índice de abstenção no segundo turno das eleições no Paraná foi de 16,8%. Deveriam ter votado 1,613 milhão, mas 271,6 mil não compareceram às urnas no último dia 29 de outubro. Os três maiores colégios eleitorais do Estado tiveram segundo turno: Curitiba, Londrina e Maringá.
Leia mais:
Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades
Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
No Brasil, o índice foi próximo. Dos 26,03 milhões de brasileiros que deveriam ter votado no segundo turno, 16,25%, o equivalente a 4,23 milhões, deixaram de votar. No País, 31 municípios (em 11 estados) tiveram segundo turno.