O Juízo da Comarca de Nova Fátima, acolhendo denúncia formulada pelo Ministério Público do Paraná, acaba de condenar criminalmente o ex-prefeito do Município de Nova Fátima na gestão 2001/2004, José Delanhol. Ele foi condenado a quatro anos e seis meses de reclusão e a um ano e seis meses de detenção, em regime inicial semi-aberto, a ser cumprido na Colônia Penal Agrícola do Estado.
José Delanhol, que terá direito a recorrer da decisão em liberdade, fica também inabilitado, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, seja o cargo eletivo ou de nomeação.
De acordo com a denúncia formulada pela Promotoria de Justiça de Nova Fátima, o ex-prefeito cometeu irregularidades como a publicação de atos oficiais da Prefeitura em órgão não oficial, descumprindo lei municipal específica sobre o tema, e também custeou eventos públicos com finalidade de promoção pessoal. O ex-prefeito também foi condenado pela compra de um bisturi eletrônico superfaturado, e por permitir o uso de bem público por particular.
Leia mais:
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026
Comissão de Constituição e Justiça aprova projeto que transforma Detran em autarquia
Neste último caso, mais precisamente, a condenação apontou para a utilização indevida, em proveito de uma empresa construtora privada, de mais de 118 horas de uso de uma retro escavadeira pertencente ao Município, inclusive com o emprego de mão de obra de servidores públicos.