Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dividem opinião

Falas de Jair Bolsonaro prejudicam vacinação, diz ex-coordenadora do PNI

Natália Cancian - Folhapress
02 jul 2021 às 09:39
- Carolina Antunes/PR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Coordenadora do Programa Nacional de Imunizações nos últimos dois anos, cargo do qual pediu demissão nesta semana, Francieli Fontana nega ter deixado o posto devido a pressões da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid, atribui dificuldades na campanha à falta de doses e vê em declarações do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), prejuízos à estratégia de imunização no país.


"Isso divide a opinião pública. Quando se tem certeza de que vacina é o meio mais efetivo para conter a epidemia junto com as medidas não farmacológicas, e tem comunicação diferente do líder da nação, isso traz prejuízo para a campanha de vacinação", frisa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo ela, declarações que colocam em dúvida as vacinas colaboram para enfraquecer o programa, reconhecido por uma trajetória de sucesso nos últimos anos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prisão de mandantes

'Dia histórico para a democracia brasileira', afirma família de Marielle em nota

Imagem de destaque
Três são presos

Linha do tempo mostra seis anos de investigação do caso Marielle

Imagem de destaque
Momento significativo

'Crime foi esclarecido, mas novos elementos podem surgir', diz Lewandowski

Imagem de destaque
Peixe grande

Polícia Federal prende três suspeitos de encomendar morte de Marielle Franco


"Vimos que começou a haver dúvidas da própria população em relação à vacinação. Precisaríamos ter um comportamento que unificasse o país e uma comunicação única", ressalta ela, que cita como exemplos de impactos questionamentos do presidente sobre vacinas e fala recente sobre desobrigar o uso de máscaras.

Publicidade


"Verificar uma fala do presidente da República de que vacinado já poderia deixar de usar a máscara é um cenário muito ruim para o Programa de Imunizações. Não vacinamos ainda quantitativo suficiente da população e estamos com número de casos expressivo", aponta.


Um dia após comunicar a equipe sobre sua saída, Fontana diz que a decisão de deixar o cargo foi tomada por conta própria e ocorreu devido a dificuldades para alavancar a campanha contra a Covid, situação que ela atribui a dois fatores: falta de vacinas e falta de apoio em ações de comunicação.

Publicidade


"Qualquer programa de vacinação no mundo, para ter sucesso, precisa de vacina e comunicação, e não tive nenhum dos dois", afirma. "Solicitei diversas vezes uma comunicação em relação às ações de vacinação e pouquíssimas vezes fui atendida."


De acordo com ela, o ideal seria ter uma campanha publicitária que informasse sobre os grupos prioritários e a segurança e eficácia das vacinas de forma mais direta.

Publicidade


"Mas na gestão do [general Eduardo] Pazuello, dificilmente se conseguia uma comunicação. Eu entrava em contato com o núcleo de comunicação, que fazia contato com a assessoria, e não era explorado esse tema", relata.


Outra dificuldade, afirma, foi a falta de doses suficientes para iniciar a campanha e dar ritmo mais acelerado à vacinação.

Publicidade


Questionada, ela evita se posicionar sobre uma demora em fechar contratos, dizendo que o PNI não participava das negociações. Mas diz que a equipe técnica do programa reforçou em notas técnicas a necessidade de aquisição de vacinas.


"As negociações de contratos não eram feitas com o Programa Nacional de Imunizações. Quem fazia era a secretaria-executiva. Participávamos de reuniões como área técnica para ver características da vacina e em que fase os estudos clínicos estavam, mas não participávamos do processo de fechar os contratos", afirma. "Mas o PNI apontou desde o começo a necessidade."

Publicidade


O primeiro desses posicionamentos, relata, ocorreu em 19 de junho de 2020, em documento que apontava a necessidade de 141 milhões a 242 milhões de doses para iniciar a estratégia de vacinação. "A ideia era começar já com esse quantitativo", frisa ela, que lembra que na época ainda não havia definição concreta sobre o número de doses da vacina para cada pessoa (uma ou duas).


Ainda segundo Fontana, a necessidade de que houvesse doses disponíveis em maior escala foi reiterada ao longo dos meses em outros documentos. Análises do programa, afirma, também não apontavam restrição a qualquer tipo de vacina ou fornecedor.

Publicidade


"O que tínhamos de exigência é que toda vacina precisava passar pelo aval da Anvisa. Passando pelos critérios de segurança, de eficácia, essa vacina era muito bem-vinda no PNI." A dificuldade de obter doses, no entanto, impactou o planejamento da estratégia de vacinação.


"Os grupos prioritários foram definidos por não haver um quantitativo definido e já comprado de doses para poder iniciar o trabalho. Se tivesse quantidade de dose maior, não precisaria fazer essa fragmentação em vários grupos."


Ainda na entrevista, Fontana nega que o programa de vacinação tenha cedido a pressões de categorias para inclusão de grupos prioritários nos últimos meses.


Ela conta que uma dessas tentativas de interferência, no entanto, ocorreu dentro da pasta em dezembro do último ano, quando o PNI recebeu um pedido para adiar a previsão de vacinação da população privada de liberdade.


"Fui para uma reunião na secretaria-executiva em dezembro e teve essa pressão. O que se ouvia é que o presidente da República queria que fosse posterior", relata.


À época, um documento sem esse grupo chegou a ser divulgado pelo Ministério da Saúde. Conforme Fontana, no entanto, o PNI nunca mudou de posicionamento.


"Falei: se querem emitir outra versão, podem emitir. Mas a versão que o PNI vai emitir é com a população privada de liberdade", diz ela, que lembra que o documento oficial manteve o grupo na lista.


Esse, no entanto, não foi o único impasse vivido na campanha de vacinação nos últimos meses, que teve previsões revistas no cronograma de doses e adoção de grupos diferentes entre os estados.


Dificuldades na obtenção de insumos e ajustes na produção, afirma, levaram ao primeiro cenário. Já o segundo, aponta ela, é efeito direto da politização e da dificuldade na comunicação.


"Fiz o máximo do esforço para pelo menos manter uma comunicação efetiva com os coordenadores estaduais de vacinação. Mas, por essa politização, vimos que cada gestor começou a tomar uma decisão diferente", relata.


"Recomendamos [aos estados e municípios] que seguissem os grupos prioritários. Mas faltou comunicação para que todo mundo seguisse a mesma estratégia. Os gestores foram tomando decisões porque, embora o PNI seja um programa de Estado, não de governo, houve interferências no nível alto da gestão para que essa coordenação não ocorresse de forma efetiva."


Alvo de quebra de sigilo telefônico pela CPI da Covid, ela nega que a pressão gerada pela situação tenha colaborado para sua saída do cargo.
"O que muitos falaram, de que eu não queria ir para a CPI, não é verdade. Como a vacina está em grande evidência, nunca achei que não ia ser chamada. Disseram que fiquei desesperada, mas estou com todos os documentos organizados."


Ela reclama, porém, de ter sido alvo de medidas ainda antes de prestar qualquer depoimento. "Me passaram da condição de testemunha a investigada sem nem me ouvir."


Atualmente, Fontana é alvo de um requerimento para acareação com a médica Luana Araújo sobre recomendações adotadas para a vacinação de gestantes no país, caso de intercambialidade de doses, ação que chegou a ser orientada pelo ministério e foi revista logo em seguida.


"Jamais tomei qualquer decisão no PNI sem uma discussão ampla", afirma a ex-coordenadora, segundo quem a medida foi discutida com especialistas a partir das evidências naquele momento.


À reportagem ela também rebate um dos argumentos adotados para quebra do sigilo –caso da suspeita de que o filho do secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, a quem ela era subordinada, teria furado a fila de vacinação na Paraíba. "Não sabia nem que o filho dele era médico", diz.


Para ela, o depoimento na CPI pode ser uma oportunidade de divulgar o Programa de Imunizações.

"Quero mostrar que o programa sempre agiu tecnicamente com base em ciência e evidência. Não sou indicação política, sou indicação técnica."


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade