Um funcionário da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), cujo nome está sendo mantido sob sigilo, apresentou uma série de denúncias contra a reitora afastada, Liana Fuga, durante depoimento ao Ministério Público. Ele acusa Liana Fuga de desviar dinheiro da instituição para contas particulares, além de pagar viagens com dinheiro da universidade.
Em seu depoimento, o funcionário que afirma ser coordenador de área no campus de Cascavel, disse que por ‘ordem expressa da reitora, retirava cheques ao portador junto ao departamento financeiro, e posteriormente, descontava junto à agência do Banestado, instalada dentro do campus, entregando os valores em dinheiro integralmente à reitora’.
O funcionário conta que no dia 14 de maio de 2001, Liana o mandou fazer um depósito em nome de sua filha, Jaqueline Vasconcelos, no Banco do Brasil, conta nº 15.582-9, agência 0531-2, no valor de R$ 250,00. No momento de seu depoimento, ele apresentou o comprovante desse depósito à promotora de Justiça, Cláudia Biazus.
Leia mais:
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026
Além dessas denúncias, segundo o coordenador, ‘em março deste ano, a reitora e seu marido, Itamar Farinazo Borges, viajaram para São Paulo, a fim de assistir ao Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1’. Ele alega ter conhecimento de que as passagens aéreas ‘foram pagas com dinheiro da instituição’. O funcionário observa que Liana Fuga justificou que a viagem tinha como objetivo sua participação e do Chefe de Gabinete (Itamar) em um seminário naquela cidade.
A reitora afastada da Unioeste, Liana Fuga, não quis fazer comentários sobre as acusações. Ela foi afastada do cargo depois que surgiram suspeitas de sua participação em um esquema de fraude no concurso público para agente administrativo realizado no campus de Francisco Beltrão, em fevereiro deste ano.