Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Irregularidades na Educação

Garcia e Rony integram 4ª CEI contra gestão Barbosa Neto

Rafael Fantin e Guilherme Batista - Redação Bonde
23 fev 2012 às 19:14

Compartilhar notícia

Além de Joel Garcia (PP) e Rony Alves (PTB), a comissão conta com a participação do vereador da situação, José Roque Neto (PR) - Devanir Parra/CML
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Câmara Municipal de Londrina aprovou nesta quinta-feira à tarde (23) a abertura da quarta Comissão Especial de Inquérito (CEI) contra a administração do prefeito Barbosa Neto (PDT).

Os escolhidos para integrarem a CEI da Educação são os vereadores Joel Garcia (PP), Rony Alves (PTB) e José Roque Neto (PR). Eles têm cinco dias para iniciar os trabalhos. Os parlamentares terão 90 dias para finalizar as investigações. O trio se reuniu após o anúncio e já decidiu pela composição da comissão. Alves será o presidente, Garcia o relator e Roque Neto vai ser o membro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Barbosa deve enfrentar dificuldades durante os trabalhos da nova CEI. O petebista foi o autor do pedido de abertura da comissão. Já Garcia é adversário político do prefeito. O único parlamentar da situação que integra o grupo é Padre Roque. O vereador, que chegou a ser prefeito interino de Londrina no início de 2009, é cotado para ser o vice de Barbosa, caso ele se candidate à reeleição no pleito de outubro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entretenimento

Permissão de bares na Rua Paranaguá domina discussão sobre zoneamento em Londrina

Imagem de destaque
Imbróglio

PGR vai ao Supremo para julgar constitucionalidade das bets

Imagem de destaque

Alckmin diz que redução da escala 6x1 é uma tendência mundial

Imagem de destaque
Agenda Latina Única

G20: entenda a atuação de Brasil, Argentina e México no grupo


Votação

Publicidade


Aprovada com 17 votos, a CEI da Educação vai investigar a compra da coleção "Vivenciando a Cultura Afro-Brasileira e Indígena" e a aquisição dos kits de uniformes escolares por "carona" em uma licitação com a prefeitura de São Bernardo do Campo (SP).


Os únicos parlamentares que não votaram pela abertura da CEI foi o vereador Sebastião dos Metalúrgicos (PDT), que se absteve da votação, e Eloir Valença (PHS), ausente no plenário.

Publicidade


O vereador Rony Alves (PTB), integrante da CEI e autor de seu requerimento, afirmou que a investigação é necessária para apurar a compra dos materiais. Ele lembrou que a coleção de livros – considerada racista por entidades de Londrina – apresentava um valor considerado acima do preço e que o Ministério da Educação disponibilizava material de melhor qualidade pedagógica na internet. O município investiu R$ 621 mil em 13,5 mil exemplares e ainda não teve o dinheiro devolvido pela Editora Ética, da Bahia.


Além disso, Alves argumentou que a Controladoria do Município deu parecer contrário à compra dos uniformes utilizando "carona", o que justifica a apuração. Por meio da modalidade, o município adquiriu 34 mil uniformes com um gasto de R$ 6 milhões. O vereador ainda acusou a prefeitura de não distribuir o kit a todos os alunos da rede municipal, o que será investigado na CEI.


O autor do requerimento ainda rechaçou as acusações de que a CEI da Educação tenha motivações eleitoreiras por causa do pleito municipal em outubro. "Se fosse em 2009, 2010 ou 2011, eu pediria a abertura da CEI", rebateu Alves.

(Atualizado às 21h48)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo