Antonhy Garotinho venceu a consulta informal a diretórios regionais do PMDB para indicação de candidato à presidência da República.
As "prévias" não tiveram caráter oficial porque o partido teve o seu recurso para a manutenção da consulta rejeitado pelo ministro Eros Grau, do Supremo Tribunal Federal (STF). Os advogados ingressariam com um pedido de reconsideração junto ao STF. Além disto, os advogados peemedebistas aguardam o resultado do novo recurso que foi apresentado ao STJ (Superior Tribunal de Justiça).
O anúncio do resultado teve quase duas horas de atraso porque o pré-candidato derrotado, o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigoto, contestou o critério de proporcionalidade da consulta. Rigotto perdeu mesmo após receber o maior número de votos absolutos - 7.574 contra 4.910 de Garotinho.
Leia mais:
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026
Comissão de Constituição e Justiça aprova projeto que transforma Detran em autarquia
Segundo as regras acertadas antecipadamente entre os dois adversários nas prévias, os votos tiveram pesos diferentes, dependendo da representatividade de cada diretório regional. Apesar de ter aceito os critérios, Rigotto fez o questionamento devido à larga vantagem obtida no número de votos.
De acordo os critérios de proporcionalidade, Garotinho venceu a consulta com 56,62% dos votos contra 43,8% de Rigotto. O total de votos válidos foi de 12.773, enquanto 23.288 militantes estavam aptos a votar.
Fonte: Terra e Folhapress