A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) comunicou em Plenário nesta sexta-feira (18) que vai apresentar proposta de emenda à Constituição (PEC) para limitar a reeleição de senadores a dois mandatos. Em sua avaliação, o tema deve ser incluído nos debates que a Comissão da Reforma Política está fazendo quanto à reeleição de governadores e presidente da República.
"Por que nessa discussão que estamos fazendo sobre reeleição de presidente da República, sobre reeleição de governador, também não debatemos a nossa própria reeleição? Acho que é legítimo, é certo e é sério. Por que não discutimos o limite de reeleição para o mandatário do Senado?", questionou.
A senadora também criticou a decisão da comissão, proferida nesta quinta-feira (17), de limitar o mandato de presidente da República a cinco anos e de impedir a reeleição para o cargo. Gleisi Hoffmann questionou se o país tem maturidade suficiente para analisar o instituto da reeleição presidencial, uma vez que teve apenas dois presidentes reeleitos - Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.
Leia mais:
Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades
Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
"Será que isso já nos dá, como nação, como sistema político, condições de fazer uma avaliação crítica sobre o que significou o instituto da reeleição? O principal argumento aqui é de que o instituto da reeleição acaba privilegiando quem está no mandato", disse.
Como o mandato de senador é de oito anos, observou a senadora, uma reeleição mantém o parlamentar na Casa por 16 anos. Ela observou que a continuidade da atuação do parlamentar pode ser positiva em razão da sua experiência, mas também favorece a manutenção de vícios e acomodações.