O governador Beto Richa (PSDB) afirmou nesta quinta-feira (17) em Londrina porque escolheu o ex-deputado estadual Antonio Carlos Belinati e o ex-vereador Paulo Arildo Domingues para ocuparem cargos de confiança em seu governo.
Belinati, que foi nomeado por Richa diretor comercial da Sanepar, é acusado de improbidade administrativa e também de ser um dos beneficiários do suposto esquema de desvio de recursos públicos através de licitações fraudadas nas antigas AMA e Comurb, durante a administração de seu pai, o ex-prefeito Antonio Belinati.
"Eu não sei de ações de improbidade e, pelo menos, ele não tem condenação alguma que impossibilite o exercício da função pública", esquivou-se. "Acho que é uma pessoa preparada para exercer a função até por sua formação técnica e foi uma maneira de prestigiar Londrina", declarou Richa, acrescentando os nomes de políticos londrinenses que compõem seu primeiro escalão: Luiz Carlos Hauly, na Secretaria de Fazenda, Durval Amaral, na chefia da Casa Civil, e Florindo Dalberto, na presidência do Iapar. "Durante período eleitoral eu era cobrado se Londrina estaria no primeiro escalão. Além desses, há um londrinense no comando do governo do estado".
Leia mais:
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026
Comissão de Constituição e Justiça aprova projeto que transforma Detran em autarquia
O governador comentou ainda sobre a escolha do ex-vereador Paulo Arildo Domingues para chefiar o escritório de Londrina da Cohapar. Arildo foi acusado de suposto racha de salários com assessores e antes que se instaurasse um processo de cassação, ele renunciou. Além disso, o ex-vereador admitiu que não tinha qualquer experiência no cargo que passaria a ocupar no governo do estado. Beto Richa defendeu o tucano e minimizou a importância do cargo.
"As pessoas não precisam ter a formação técnica específica em um área ainda mais por ser aqui um escritório de representação da Cohapar. Basta ter boa vontade, sensibilidade e conhecer a realidade do município", defendeu o governador. "Mas quero tranquilizá-la sobre as minhas nomeação e dizer que todos os meus secretários vão assinar comigo contratos de gestão assumindo o compromisso de atingir metas. Se não cumprir, serão desligados da equipe.
O governador Beto Richa participou nesta quinta-feira (17) da abertura da 51ª edição da Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina. (Com informações da Rádio Paiquerê AM)