Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Procurador-geral de Justiça

Governador Ratinho Junior recebe lista tríplice do Ministério Público

Douglas Kuspiosz - Especial para a Folha
19 mar 2024 às 09:30
- Divulgação/Ministério Público do Paraná
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governador Ratinho Junior (PSD) recebeu nesta segunda-feira (18) a lista tríplice com as indicações para o cargo de procurador-geral de Justiça do MPPR (Ministério Público do Paraná) para o biênio 2024-2026. 


O documento foi entregue pelo atual procurador, Gilberto Giacoia. A eleição para o cargo ocorreu no dia 14 de março e registrou a participação de 780 membros da instituição. Os três mais votados foram Francisco Zanicotti (418 votos), Ivonei Sfoggia (374 votos) e Mauro Sérgio Rocha (331 votos).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As Constituições Federal e Estadual determinam que o governador tem a atribuição de escolher o novo chefe do MPPR entre os nomes que compõem a lista tríplice.

Leia mais:

Imagem de destaque
Eleições municipais

Nova regra do Tribunal Superior Eleitoral pode ampliar formas de campanha

Imagem de destaque
Pré-candidato

Tiago Amaral comenta sobre ‘desenvolvimento humano e econômico’ para Londrina

Imagem de destaque
Ex-procurador

Deltan Dallagnol diz que não está inelegível e articula se lançar a prefeito de Curitiba

Imagem de destaque
Eleições 2024

Pré-candidatura de Turini a Prefeitura de Londrina deve ser 'vitrine' do MDB no Paraná


No dia 11, antes da votação, a APMP (Associação Paranaense do Ministério Público) e a Conamp (Associação Nacional de Membros do Ministério Público) encaminharam um ofício ao governador solicitando que o candidato mais votado seja nomeado procurador-geral de Justiça. 

Publicidade


“As entidades representativas de classe têm assumido historicamente o compromisso de defender a escolha do candidato mais votado nas eleições para a composição da lista tríplice”, diz o ofício.


Desde seu primeiro mandato, Ratinho Junior tem nomeado sempre o candidato mais votado na lista tríplice. Foi assim com Giacoia, eleito em 2020 e reeleito em 2022. A tradição também foi mantida quando Beto Richa (PSDB) era governador, com a nomeação e recondução de Ivonei Sfoggia (2016-2020). 

Publicidade


O resultado da lista tríplice não foi seguido em apenas três oportunidades, durante mandatos do ex-governador Roberto Requião (PT). 


Em 1992, tomou posse Luiz Carlos Delazari, mas o mais votado foi Luiz Chemin Guimarães; em 2004 e 2006, Requião nomeou e reconduziu Milton Riquelme de Macedo, mas os eleitos foram Tereza Uille Gomes e Olympio de Sá Sotto Maior Neto, respectivamente.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Governador recebe lista tríplice do Ministério Público
O governador Ratinho Junior recebeu a lista tríplice com as indicações para o cargo de procurador-geral de Justiça do MPPR, e deve escolher um dos três candidatos mais votados. Saiba mais sobre o processo e as atribuições do procurador-geral de Justiça.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade