Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Na pandemia

Governo Bolsonaro é pior que 20 estados e DF em transparência durante a Covid-19

- Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Raquel Lopes - Folhapress
01 set 2020 às 08:43
Publicidade
Publicidade

Seis meses após início da pandemia do novo coronavírus no país, a transparência do governo federal sobre ações de enfrentamento da Covid-19 é considerada pior que a de 20 estados e do Distrito Federal, segundo dados da Transparência Internacional, divulgados nesta terça-feira (1º).


O Ranking de Transparência no Combate à Covid-19 avalia informações fornecidas por 26 estados brasileiros e das capitais, além do Distrito Federal e do governo federal.

Publicidade
Publicidade


Nesta edição, além de avaliar vários quesitos na divulgação de contratos emergências, considera ainda o nível de transparência dos programas de estímulo econômico, das doações recebidas e das medidas de proteção social adotadas pelas administrações públicas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Uso de cartões e Pix

Projeto de Lei pretende facilitar pagamento de débitos tributários em Londrina

Imagem de destaque
Vereadores em recesso

Câmara de Londrina recebeu cinco Projetos de Lei nas primeiras semanas de 2024

Imagem de destaque
Mandato de deputado cassado

Deltan Dallagnol confirma que é pré-candidato à Prefeitura de Curitiba

Imagem de destaque
Desinformação facilitada

Mudança no WhatsApp pode facilitar difusão de fake news eleitoral


A pesquisa realiza a classificação em cinco níveis: péssimo, ruim, regular, bom e ótimo.

Publicidade


O governo federal somou 71 pontos, atingindo um nível de transparência classificado como bom. No entanto, só ficou acima de Santa Catarina, Sergipe, Rio de Janeiro, Piauí e Acre.


Apenas dois estados não conseguiram alcançar os níveis bom ou ótimo. O Piauí registrou 49 pontos e classificação regular, ao passo que o Acre, com 38 pontos, está na última posição do ranking e teve seu nível de transparência avaliado como ruim.

Publicidade


Quatro entes federados alcançaram um nível de transparência considerado ótimo ao obterem a pontuação máxima, de 100 pontos. Ficaram no topo Alagoas, Ceará, Espírito Santo e Rondônia.


As capitais também foram avaliadas, no entanto, nenhuma alcançou a nota máxima. Somente Belém, Rio de Janeiro e Cuiabá foram classificadas como o nível bom. Teresina, São Luís, Aracaju e Maceió foram consideradas regulares.

Publicidade


Para o coordenador de pesquisa da Transparência Internacional Brasil, Guilherme France, a posição do governo federal evidencia graves deficiências, especialmente no que se refere à divulgação de documentos básicos para que se monitorem as contratações.


Entre os exemplos citados por France estão a falta de divulgação de termos de referência, contratos e notas de empenho. Ele cita ainda a ausência da publicação de informações sistematizadas e agregadas sobre os impactos das medidas bilionárias adotadas para estimular a economia brasileira e fornecer proteção social a quem mais precisa.

Publicidade


"Isso é grave porque não faltam recursos tecnológicos e financeiros para o governo, mesmo assim ele não oferece transparência adequada. O governo adota políticas que custam muito dinheiro, a transparência é fundamental para o controle social, para sabermos se as medidas estão sendo eficazes", destaca.


O Ministério da Economia foi procurado para comentar o assunto, mas não havia se posicionado até a conclusão deste texto.
France explica ainda que não basta que os governos forneçam algumas informações, como o nome da empresa contratada e seu CNPJ.


Outras informações, como a descrição do objeto da contratação, seu local de execução, o valor unitário e as quantidades adquiridas, devem ser apresentadas para que a sociedade tenha condição de entender e monitorar os gastos públicos.

Uma das questões consideradas essenciais, e que já está contemplada no ranking, é a adequação dos portais para que possam oferecer dados em formato aberto, que possibilitem a leitura por robôs –isto é, análises de dados feitas por programas de computador que podem detectar automaticamente indícios de corrupção e desperdício.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade