Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Cinema e audiovisual

Governo prepara nova lei geral para setor de comunicação

Redação Bonde
15 jan 2005 às 16:37

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governo federal prepara a formulação da Lei Geral de Comunicação Eletrônica de Massa que deverá regular o setor. A idéia é deixar à Agência Nacional de Cinema e Audiovisual (Ancinav) as atribuições de fomentar e fiscalizar as produções de cinema e audiovisual.

Segundo o ministro da Cultura, Gilberto Gil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a criação da lei para tornar mais sólidas as ações da agência.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O presidente recomendou que de imediato se mantenha a proposta da Ancinav de fomento e fiscalização e de que se proponha a criação da Lei Geral das Comunicações, não só para respaldar futuramente a Ancinav reguladora, como estabelecer marco legal apropriado, aperfeiçoado, modernizado, atualizado para todo setor de comunicações", afirma o ministro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Compra de votos

Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades

Imagem de destaque
Em 19 de dezembro

Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental

Imagem de destaque
Eleições de 2026

Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil

Imagem de destaque
Não há substitutos

Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026


A Ancinav foi proposta pelo governo em agosto do ano passado para substituir a Agência Nacional de Cinema (Ancine), criada em 2001. Sua função era regulamentar e implementar políticas de fomento e apoio às atividades de cinema, TV a cabo, internet e o segmento audiovisual.

Publicidade


Em dezembro, o secretário de Audivisual do ministério da Cultura afirmou à Agência Brasil que a formulação da Lei Geral do Audiovisual (também chamada de Lei da Comunicação de Massa) era um dos objetivos da secretaria para 2005. Junto a ela, viriam a revisão das Lei das Telecomunicações (Lei 4.117, de 1962) e a Lei do Cabo (9.472, de 1997).


"Nossa pretensão é que, em 2005, comece o debate público, quando nossos técnicos conseguirem elaborar um texto, como foi feito com a Ancinav", disse na ocasião o secretário.

Publicidade


O anteprojeto que cria a Ancinav ainda será submetido ao Conselho Superior de Cinema - órgão formado por nove ministros de Estado e dezoito representantes da sociedade civil. Depois, o projeto será enviado ao Congresso Nacional para ser votado.


O texto que vai criar a Lei Geral das Comunicações deverá ser elaborado pela mesma equipe responsável pelo projeto da Ancinav, formada por técnicos do ministério da Cultura, da Casa Civil, das Comunicações e membros do Conselho Superior de Cinema. O trabalho vai ocorrer paralelo à tramitação do projeto de lei no Congresso.

"Essa lei dará respaldo futuro a agência, que vem a ser criada, no sentido de que a lei tem essas funções reguladoras", diz Gil.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo