Na véspera do encerramento das convenções partidárias, a lista dos pré-candidatos à Prefeitura de Londrina ligados ao prefeito Alexandre Kireeff (PSD) vai sofrer alterações. O ritmo constante das reuniões entre os líderes das legendas, que se estenderam até a noite de ontem, sinaliza que o cabeça de chapa ideal para encampar o discurso da administração na campanha deve sair apenas no final do período, que vai até esta sexta-feira (5).
Embora o PSB esteja com a convenção marcada para hoje, o pré-candidato do partido e ex-chefe de Gabinete da Prefeitura Márcio Stamm tornou-se a principal dúvida. Ele, porém, evitou confirmar a desistência. "A candidatura sempre foi condicionada às convenções, pois o meu nome foi apresentado pelo partido e eu fico muito feliz em contar com o apoio já anunciado do prefeito. Mas eu sempre coloquei, com a saída do Kireeff da disputa, que seria necessário haver uma convergência de forças", esquivou-se, deixando o assunto para o encontro de hoje.
Apesar do apoio de Kireeff, Stamm não chegou a deslanchar na pré-campanha. Conforme a reportagem apurou, o prefeito assumiu pessoalmente várias conversas e manteve contato com vários partidos para tentar a convergência. A presença dele nas articulações causou alvoroço entre os defensores da administração que apostavam, ontem, na mudança de posição de Kireeff para se lançar como o candidato do PSD. "Essa sempre foi a chapa dos sonhos do nosso grupo", comentou um pré-candidato, que preferiu o anonimato. "Condições legais para isso existem", continuou, se referindo às possibilidade de complementação da ata de convenção.
Leia mais:
Bolsonaro deixou país para evitar prisão e esperar desfecho do 8/1, conclui PF
Braga Netto teve participação concreta em atos golpistas, diz PF
Investigados por golpe obtiveram informações da delação de Mauro Cid
“Lula não sobe a rampa”: documento apreendido pela PF planejava impedir posse
O PSD homologou, no domingo, em convenção o apoio ao pré-candidato Stamm. Mas, com uma eventual desistência dele, a ata da reunião permite que a Executiva do PSD decida os novos rumos da legenda até o fechamento do prazo. Haveria uma reunião do PSD na noite de ontem, mas reportagem não conseguiu falar com Kireeff.
Inviabilizou
A vereadora Sandra Graça (PRB) não será lançada pelo partido como candidata à Prefeitura de Londrina, porque a campanha não foi viabilizada financeiramente junto ao comando nacional da legenda. Instantes antes da convenção, o presidente do PRB de Londrina, vereador Emanoel Gomes explicou que "como não houve esse posicionamento da nacional, decidimos não entrar nessa disputa".
O PR também não deve mais lançar Emerson Petriv, o Boca Aberta, na convenção de amanhã. Ontem o PR, junto com o PRTB, Pros e PMB, definiu apoio ao pré-candidato Marcelo Belinati (PP) à prefeitura. Indefinidos quanto às alianças, os partidos estão mantendo possibilidades de mudanças nas atas até o limite para a configuração política na cidade.