O deputado Jair Bolsonaro (PSL) está com 18 pontos de vantagem em relação ao ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) na corrida presidencial. Conforme a primeira pesquisa Ibope/Estado/TV Globo do segundo turno divulgada nesta segunda-feira (15), o candidato do PSL tem 59% dos votos válidos e Haddad, 41%.
O cálculo exclui os votos brancos, nulos e indecisos na pesquisa. Caso esses sejam calculados, Bolsonaro lidera com 52% contra 37% de Haddad. Do total de 2.506 entrevistados nos dias 13 e 14 de outubro, 9% estão dispostos a anular ou votar em branco, e 2% não souberam responder.
A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. O registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o protocolo Nº BR-01112/2018.
Leia mais:
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026
Comissão de Constituição e Justiça aprova projeto que transforma Detran em autarquia
Plano de precatórios garante economia milionária para Londrina
Potencial de voto
Além de perguntar sobre a preferência dos eleitores, o Ibope também mediu o potencial de voto de cada um dos candidatos. Foi perguntado aos entrevistados de votariam em cada um com certeza, se poderiam votar ou se não votariam de jeito nenhum. De acordo com a pesquisa, 41% afirmaram votar em Bolsonaro com certeza e 35% não votariam de jeito nenhum. E em relação a Haddad, 47% afirmaram que não votariam nele, enquanto 28% demonstraram certeza na escolha do candidato.